Mercados dos EUA Reagem à Indicação de Kevin Warsh para o Federal Reserve
As bolsas de valores dos Estados Unidos apresentaram queda, enquanto o dólar americano se valorizou e os metais preciosos enfrentaram uma forte desvalorização. Isso ocorreu após o presidente Donald Trump anunciar Kevin Warsh como seu indicado para a presidência do Federal Reserve.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O índice Dow Jones encerrou com uma queda de 0,36%, atingindo 48.892 pontos, e acumulou perdas de 0,42% na semana. O S&P 500 recuou 0,42%, fechando em 6.939 pontos, mas terminou a semana com uma leve alta de 0,35%. O Nasdaq, por sua vez, caiu 0,94%, fechando em 23.461 pontos e registrando uma baixa de 0,17% na semana.
Impacto da Indicação de Warsh
Kevin Warsh, ex-diretor do Fed, é conhecido por sua defesa da independência do banco central dos EUA. Sua indicação impulsionou a valorização do dólar, que se recuperou 0,85% após dias de instabilidade. Warsh é reconhecido por sua postura conservadora em relação à inflação, geralmente defendendo taxas de juros mais altas para combatê-la, o que pode contribuir para a valorização do dólar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A semana foi desafiadora para os metais preciosos, com o ouro caindo 9% e se aproximando do pior dia desde 2013. A prata, por sua vez, despencou 28%, caminhando para sua pior performance desde 1980, conforme dados da FactSet. Ole Hansen, chefe de estratégia de commodities do Saxo Bank, comentou que os metais preciosos e industriais passaram por uma semana de negociações intensas antes de uma queda abrupta.
Perspectivas Futuras
Richard Saperstein, CIO da Treasury Partners, analisou que, caso Warsh seja confirmado e inicie seu mandato à frente do Fed, os mercados podem experimentar volatilidade à medida que os investidores se ajustam à nova liderança. Apesar das oscilações observadas na última sexta-feira (30), o panorama geral dos mercados no final de janeiro é o seguinte:
LEIA TAMBÉM!
- O S&P 500 acumula alta de 1,37% no ano;
- O ouro valorizou 12% e a prata, 16% no ano;
- O índice do dólar americano caiu 1,24% no ano;
- O rendimento dos títulos do Tesouro americano de 10 anos está em 4,25%, acima dos 4,16% registrados no início do ano.
