As ações asiáticas recuaram nesta segunda-feira (23) e as cotações do petróleo atingiram máximas de cinco meses, ao mesmo tempo em que o mundo esperava a reação do Irã após os ataques dos EUA a três de suas instalações nucleares no fim de semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na Coreia do Sul, o Índice Composito de Preços de Ações da Coreia (KOSPI) iniciou o dia em declínio, com 2.992,20 pontos, após registrar 3.021,84 pontos na sessão anterior.
Em Tóquio, o índice Nikkei 225 desabou, atingindo uma queda de 0,95% após a abertura da sessão. Paralelamente, o Hang Seng, de Hong Kong, iniciou em declínio 194 pontos, ou 0,82%, em 23.335 pontos. Já o Índice Composto de Xangai (SSE) da China abriu com queda de 10,44 pontos, ou 0,31%, em 3.349,46 pontos.
LEIA TAMBÉM!
Os preços do petróleo aumentaram aproximadamente 2,8%, ainda em níveis inferiores aos mais elevados observados no início.
O Irã detém 3% do suprimento global de petróleo, mas a OPEP afirmou que irá liberar o suprimento, então acredito que no curto prazo tudo estará bem em relação ao petróleo”, disse Tim Harcourt, economista-chefe da Universidade de Tecnologia de Sydney, à Reuters.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O acesso pelo Estreito de Ormuz, que o Irã ameaçou fechar, será crucial. A via navegável possui aproximadamente 33 km de largura em seu ponto mais estreito e transporta cerca de um quarto do comércio mundial de petróleo e 20% do fornecimento de gás natural liquefeito (GNL).
Eles (o Irã) certamente podem ter interrupções temporárias, mas, em última análise, as companhias de navegação encontram uma forma de contornar a situação, e já houve ataques a navios mercantes nos últimos 18 meses,” afirmou Harcourt.
Fonte por: CNN Brasil