Mercados asiáticos encerram em direções variadas; Hong Kong tem sessão encurtada e moedas locais se fortalecem. Descubra os destaques do dia!
As bolsas asiáticas fecharam sem uma tendência definida, com a liquidez reduzida. Em Hong Kong, a sessão foi encurtada devido à véspera do feriado de Natal. Investidores da região observaram o fortalecimento das moedas locais, especialmente o iene e o won, após a Coreia do Sul intervir no mercado para controlar movimentos excessivos, se necessário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em Tóquio, o índice Nikkei registrou uma queda de 0,14%, fechando a 50.344,10 pontos. Essa baixa foi influenciada pelo aumento do iene em relação ao dólar, o maior em quase uma semana, gerando expectativas de uma possível intervenção governamental.
O Banco do Japão (BoJ) também indicou, em ata de sua penúltima reunião, que está se aproximando cautelosamente de novos aumentos na taxa de juros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as ações japonesas, a Sapporo Holdings teve um aumento de 3,65% após anunciar a venda de sua subsidiária do setor imobiliário. A Sumitomo Metal Mining também se destacou, com um salto de 7,3%, acompanhando a alta das commodities metálicas.
Na Coreia do Sul, o índice Kospi caiu 0,21%, fechando a 4.108,62 pontos, em correção após três sessões de alta. O won sul-coreano valorizou-se, alcançando o maior nível em relação ao dólar desde 14 de novembro. Relatos indicam que a força-tarefa do governo sul-coreano já começou a atuar no mercado cambial, com o Banco Central (BoK) e o Ministério das Finanças reafirmando seu compromisso em evitar o enfraquecimento excessivo da moeda local.
No mercado chinês, o índice Xangai composto avançou 0,53%, fechando a 3.940,95 pontos, impulsionado por um aumento de 10% da Shengyi Technology. O Shenzhen composto também teve uma alta de 1%, alcançando 2.517,98 pontos. O yuan se fortaleceu contra o dólar, atingindo o maior nível desde o final do ano passado.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,2%, fechando a 25.818,93 pontos. O Taiex, em Taiwan, avançou 0,22%, encerrando a 28.371,98 pontos. Na Oceania, o S&P/ASX 200 registrou uma queda de 0,38% em Sydney, fechando a 8.762,70 pontos, interrompendo uma sequência de quatro sessões consecutivas de ganhos.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.