As bolsas asiáticas brilharam na sexta-feira (19), com Tóquio liderando a alta de 1%. Descubra os detalhes das movimentações e as surpresas do mercado!
As bolsas asiáticas encerraram a sexta-feira (19) com resultados positivos, destacando-se o mercado de Tóquio, que avançou 1%. Essa valorização ocorreu em meio à desvalorização do iene, em resposta às decisões e indicações do Banco do Japão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instituição sinalizou a possibilidade de continuar o aperto da política monetária, mesmo após elevar a taxa básica para o maior nível em 30 anos.
Entre os principais índices da região, o Nikkei teve um fechamento em alta de 1%, alcançando 49.507,21 pontos. As ações do SoftBank subiram 6,1%, enquanto a SHIFT Inc. registrou um ganho de 5,6%. O Ibiden também teve um desempenho positivo, com um avanço de 4,4%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente do BoJ, Kazuo Ueda, afirmou que a instituição continuará a elevar os juros se a economia e os preços se comportarem conforme as projeções, aumentando a probabilidade de que o cenário do BoJ se concretize.
No continente chinês, o Xangai Composto subiu 0,4%, fechando em 3.890,45 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, menos abrangente, teve um ganho de 1%, alcançando 2.464,89 pontos. A China Northern Rare Earth viu suas ações subirem 3,2%, e a Aluminum of China A avançou 3%.
Em Seul, o índice Kospi terminou o dia com uma valorização de 0,7%, atingindo 4.020,55 pontos. A LG Energy Solution apresentou uma leve recuperação, subindo 0,13% após uma queda de 9% na sessão anterior, devido ao cancelamento de encomendas pela Ford.
O índice Hang Seng, de Hong Kong, encerrou o pregão em alta de 0,8%, a 25.690,53 pontos.
As ações da CiDi, uma empresa de direção autônoma, tiveram um desempenho decepcionante em sua estreia na bolsa de Hong Kong, caindo mais de 8% logo no início das negociações. A empresa arrecadou cerca de US$ 182,5 milhões em sua oferta pública inicial (IPO), mas continuou a tendência negativa observada em outras estreias de empresas chinesas no centro financeiro asiático.
Em Taiwan, o índice Taiex registrou uma alta de 0,8%, fechando em 27.696,35 pontos. Na Oceania, o S&P/ASX 200 também teve um fechamento positivo, com alta de 0,39% em Sydney, alcançando 8.621,40 pontos.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.