Ibovespa Atinge Novo Recorde Impulsionado por Decisão do Fed
Na quarta-feira (17), com a definição de juros no Brasil e nos Estados Unidos, o Ibovespa alcançou a marca de 146 mil pontos, registrando o quinto recorde histórico no mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O índice atingiu o pico diário de 146,239 mil pontos. No momento da publicação desta reportagem, apresentava um valor de 145,42 mil.
Influências e Expectativas do Mercado
Especialistas consultados pela CNN Money concordaram que o que influenciava o Ibovespa naquele momento era a decisão do Fed, banco central americano, de reduzir as taxas de juros para a faixa de 4% a 4,25%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mercado aguardava o ajuste na taxa de juros desde agosto. Um estudo diário do CME Group, que registra as previsões de operadores para a curva de juros do país, indicou que 96% do mercado esperava a redução nesta reunião.
Gustavo Spinola, estrategista-chefe da RB Investimentos, afirmou à CNN que, diante das altas taxas de juros nos Estados Unidos, ocorria uma alocação incomum de investidores em títulos de renda fixa norte-americanos.
LEIA TAMBÉM!
Nesse tipo de mercado, o ativo representa uma parcela pequena, não ultrapassando 25% do total.
Com a redução das taxas de juros, espera-se que isso diminua, posicionando a renda fixa em níveis mais baixos e incentivando a transferência de recursos para a renda variável, incluindo o mercado americano e outras regiões, inclusive o Brasil.
O fluxo de investimentos externos contribui para a manutenção de níveis elevados, segundo Otávio Araújo, consultor sênior da ZERO Markets Brasil.
Gabriel Mollo, analista de investimentos da Daycoval Corretora, ressalta que a postura de Jerome Powell, presidente da autoridade monetária americana, influenciará os preços no mercado local. A divulgação deve ocorrer até o final da tarde.
Mollo afirma que se espera verificar se Powell adotará uma postura mais branda ou se o Fed permitirá uma maior flexibilidade para reduções de juros.
Dólar Também Pesa
Spinola também menciona a questão cambial. O dólar registra perdas superiores a 14% em relação ao real desde o início do ano, o que beneficia empresas que utilizam a moeda para suas operações.
Lojas de varejo, como Magazine Luiza, Via e Vivara; redes de farmácia, como Drogasil e Pague Menos; além de companhias aéreas e de telecomunicações, detêm estoques, produtos e serviços de origem estrangeira. Essa é a razão pela qual se beneficiam dessa situação.
Após o comunicado do Federal Reserve, o dólar apresentava queda de 0,17% (por volta das 15h30), cotado a R$ 5,30 na venda.
“Registramos uma sequência de publicações favoráveis nos últimos dias, com desempenhos corporativos superiores ao previsto”, complementa Otávio Araújo, da ZERO Markets Brasil.
Contudo, em linhas gerais, não se pode ignorar a justificativa que é reiterada constantemente. A redução das taxas realocou capitais para outros setores distintos da renda fixa americana, conclui-se.
Perspectivas e Expectativas
Com a B3 encerrando as operações com a loja de ações, espera-se que o Ibovespa mantenha o nível de valorização elevado.
A avaliação permanece sustentável. Inclusive, considero que a ação ainda está subvalorizada em relação ao seu potencial, afirma Fernando Siqueira, head de pesquisa da Eleven.
O mercado aguarda a publicação dos dados pelo BC, contudo, estes serão divulgados após o encerramento da sessão de negócios, o que representa um desafio para a próxima operação.
Mercado Livre aponta aumento de 80% no número de consumidores gamers em um ano.
Fonte por: CNN Brasil