Mercado Livre expande modelo ‘varejo’ no Brasil com nova plataforma para empresas

Company lança plataforma de e-commerce para clientes corporativos, com fretes e preços diferenciados.

23/09/2025 16:50

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Mercado Livre Lança Novo Negócio B2B para Empresas

Mercado Livre anunciou a criação de uma nova unidade de negócios focada no mercado B2B: Mercado Livre Negócios. Essa plataforma atuará como um marketplace voltado para empresas com CNPJ, que realizam compras maiores e com mais frequência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Essa solução foi desenvolvida para atender desde pequenos empreendedores até grandes empresas e órgãos governamentais, oferecendo condições exclusivas para compras via CNPJ – mesmo para pedidos individuais”, informou a empresa em comunicado.

Tendências Globais Impulsionam a Decisão

A decisão de Mercado Livre de criar o Mercado Livre Negócios é sustentada pelas tendências de mercado globais. Dados da plataforma estatística Statista revelam que o comércio B2B eletrônico é quatro vezes maior do que o B2C (business-to-consumer) em escala mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Mercado Livre, o cliente corporativo é estratégico, pois apresenta volumes maiores e frequência de compra, resultando em valores médios de compra também mais elevados. Além disso, os índices de devolução são menores nesse tipo de negócio.

Foco em Conveniência e Economia

Roberta Donato, vice-presidente do marketplace do Mercado Livre, destaca que a nova plataforma visa oferecer mais conveniência para empresas que realizam compras no atacado, aproveitando o poder do ecossistema da empresa. A plataforma começou a ser testada em outubro do ano passado.

Leia também:

O Mercado Livre identificou 4 milhões de usuários na América Latina elegíveis para compras no atacado. No Brasil, a empresa oferece mais de 1,3 milhão de produtos com preços exclusivos para empresas. A expectativa é que a plataforma atraia empresas que buscam otimizar seus processos de compra.

Produtos em Alta e Frete Mais Barato

Os itens mais procurados pelos clientes corporativos incluem materiais de escritório, tecnologia, produtos alimentícios, materiais de limpeza, móveis e peças automotivas. Além disso, compradores que se registrarem na plataforma Mercado Livre Negócios terão custos de frete reduzidos, “permitindo que eles reduzam os custos gerais com logística e ofereçam preços mais competitivos”, conforme a declaração da empresa.

Essa iniciativa demonstra a disposição de Mercado Livre em explorar novos mercados e atender às necessidades específicas de seus clientes corporativos, consolidando sua posição como um dos principais players do e-commerce no Brasil e na América Latina.

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.