Os mercados globais avançavam nesta sexta-feira (22), em reação ao pronunciamento do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no simpósio de Jackson Hole, com base nas informações sobre a trajetória das taxas de juros nos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na Wall Street, os índices acionários apresentaram alta durante a fala de Powell, com o índice de referência do mercado norte-americano S&P 500 avançando 1,24%.
Por volta das 11h38 (horário de Brasília), o Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, avançava 2,07%, atingindo 137.297,87 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As bolsas europeias também apresentaram alta nesta sexta-feira. Paralelamente, o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,63%, atingindo 562,61 pontos. A Bolsa de Londres avançava 0,35%, a de Paris aumentava 0,52% e a de Frankfurt ganhava 0,52%.
De acordo com o analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos, a expectativa é que o discurso de Powell forneça informações sobre os próximos passos da política monetária dos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM!
A declaração do presidente do Federal Reserve é considerada crucial para ajustar as expectativas em relação à evolução das taxas de juros nos Estados Unidos, principalmente em relação à viabilidade de um corte já em setembro.
No Brasil, mesmo com a valorização do Ibovespa na sessão, o índice projetava o encerramento da sexta-feira com queda semanal, após uma semana caracterizada por temores relacionados a decisões do STF e o confronto com os Estados Unidos.
Segundo o analista Nícolas Merola, da EQI Research, o mercado deve acompanhar as notícias relacionadas à Lei Magnitsky e suas consequências para o setor financeiro.
O temor reside no quão isso impactará os bancos, até que ponto isso afetará as empresas e a economia brasileira… bancos atualmente representam 20% do índice, quando se trata de empresas financeiras, estamos falando de quase 30% do índice.
Qualquer alteração que impacte diretamente essa área, certamente não apenas afeta o índice, mas também o ânimo de todos os demais setores, que ficam à mercê dessa situação.
Fonte por: CNN Brasil
