Mercado global avança com declarações de Powell
O Ibovespa, principal indicador do mercado de ações do Brasil, avançava acima de 2%. A Bolsa de Valores de Nova York também apresentava desempenho posit…

Os mercados globais avançavam nesta sexta-feira (22), em reação ao pronunciamento do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no simpósio de Jackson Hole, com base nas informações sobre a trajetória das taxas de juros nos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na Wall Street, os índices acionários apresentaram alta durante a fala de Powell, com o índice de referência do mercado norte-americano S&P 500 avançando 1,24%.
Por volta das 11h38 (horário de Brasília), o Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, avançava 2,07%, atingindo 137.297,87 pontos.
Leia também:

Taxas de juros projetadas para o futuro aumentam em função do risco percebido em relação ao Brasil

Mercado de ações dá sinais de revisão com investidores aguardando fala de Powell

Bolsas asiáticas encaram fechamento majoritário positivo em véspera do discurso de Powell
As bolsas europeias também apresentaram alta nesta sexta-feira. Paralelamente, o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,63%, atingindo 562,61 pontos. A Bolsa de Londres avançava 0,35%, a de Paris aumentava 0,52% e a de Frankfurt ganhava 0,52%.
De acordo com o analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos, a expectativa é que o discurso de Powell forneça informações sobre os próximos passos da política monetária dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração do presidente do Federal Reserve é considerada crucial para ajustar as expectativas em relação à evolução das taxas de juros nos Estados Unidos, principalmente em relação à viabilidade de um corte já em setembro.
No Brasil, mesmo com a valorização do Ibovespa na sessão, o índice projetava o encerramento da sexta-feira com queda semanal, após uma semana caracterizada por temores relacionados a decisões do STF e o confronto com os Estados Unidos.
Segundo o analista Nícolas Merola, da EQI Research, o mercado deve acompanhar as notícias relacionadas à Lei Magnitsky e suas consequências para o setor financeiro.
O temor reside no quão isso impactará os bancos, até que ponto isso afetará as empresas e a economia brasileira… bancos atualmente representam 20% do índice, quando se trata de empresas financeiras, estamos falando de quase 30% do índice.
Qualquer alteração que impacte diretamente essa área, certamente não apenas afeta o índice, mas também o ânimo de todos os demais setores, que ficam à mercê dessa situação.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)