Os analistas consultados pelo Banco Central (BC) para a elaboração do Boletim Focus diminuíram em 13 semanas consecutivas a expectativa para a inflação de 2025. Na edição desta segunda-feira, 25, do relatório, a previsão é de 4,86% de alta no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) até o fim de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A variação foi de 0,9 ponto percentual inferior à expectativa indicada na semana anterior (quando os analistas projetavam inflação de 4,95%).
O mesmo relatório também apresenta uma projeção mais comedida para o Produto Interno Bruto (PIB), a totalidade das riquezas geradas no país. Uma semana antes, a estimativa era de 2,21%; atualmente, é de 2,18%.
LEIA TAMBÉM!
O presidente Lula sinaliza que o julgamento do processo de responsabilização do ministro Alexandre de Moraes seguirá seu curso normal
Analista político Valdemar compara Bolsonaro a Che Guevara, declaração se torna alvo de piadas e ele retrata
Deputado do PL propõe regulamentação do vestuário de professores em escolas do Rio
A pesquisa aponta para a projeção de que o dólar encerrará o ano em 5,59 reais. A expectativa é bastante similar à da semana passada (quando estava em 5,60).
Os economistas consultados pelo Banco Central continuam a expectativa de que a taxa básica de juros, a Selic, permaneça em 15% ao ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O relatório Focus é divulgado semanalmente, às segundas-feiras. O Banco Central recebe informações de centenas de bancos e empresas de consultoria financeira, porém, não todos respondem a todas as questões enviadas.
Fonte por: Carta Capital