As ações europeias encerraram em baixa nesta sexta-feira (29), registrando seu patamar mais baixo em mais de duas semanas, devido a preocupações com bancos britânicos, ao mesmo tempo em que investidores analisaram dados econômicos dos Estados Unidos e da zona do euro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O índice pan-europeu STOXX 600 encerrou em declínio de 0,64%, aos 550,14 pontos, registrando sua primeira perda semanal em quatro semanas, devido a questões sobre a independência do Federal Reserve e a incerteza política na França. No entanto, ele subiu pelo segundo mês consecutivo.
O NatWest caiu 4,8%, enquanto o Barclays e o Lloyds apresentaram quedas de 2,2% e 3,4%, respectivamente, após uma entidade de pesquisa sugerir que o governo britânico deveria taxar os bancos sobre os bilhões de libras em juros recebidos do Banco da Inglaterra em relação às reservas mantidas no banco central.
LEIA TAMBÉM!
O índice de bancos recuou 0,9% e atingiu sua sexta sessão de quedas, a mais longa sequência de perdas desde outubro de 2023.
A autonomia do Federal Reserve ganhou destaque quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aumentou sua campanha para exercer maior influência sobre a política monetária do banco central, inclusive com sua tentativa de demitir a diretora Lisa Cook.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A assessoria jurídica informou que Trump não possui autoridade para removê-la do cargo.
Os dados indicaram que o Índice de Preços ao Consumidor dos EUA aumentou 2,6% em julho, em comparação com o ano anterior, demonstrando um leve efeito das tarifas sobre a inflação.
Contudo, não se espera que isso impeça o Fed de cortar as taxas de juros no próximo mês, considerando o enfraquecimento das condições do mercado de trabalho.
Ainda é esperado que o Fed corte a taxa de juros em setembro, mas a leitura mais alta da inflação gera alguma incerteza sobre essa previsão, afirmou Kiran Ganesh, estrategista de múltiplos ativos do UBS Global Wealth Management.
A inflação na Alemanha aumentou mais rapidamente do que o previsto em agosto, e o desemprego atingiu 3 milhões pela primeira vez em uma década. Os preços ao consumidor na França subiram um pouco menos do que o esperado em agosto.
O setor de tecnologia apresentou as maiores quedas, em linha com o desempenho de empresas nos Estados Unidos. A ASML perdeu 2,7% e a SAP caiu 1,9%. Em contrapartida, o setor de defesa avançou 0,4%.
Em Londres, o Índice Financial Times caiu 0,32%, atingindo 9.187,34 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX recuou 0,57%, atingindo 23.902,21 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 caiu 0,76%, atingindo 7.703,90 pontos.
Em Milão, o índice FTSE/MIB registrou desvalorização de 0,59%, atingindo 42.196,20 pontos.
Em Madri, o Ibex-35 apresentou queda de 0,90%, atingindo os 14.935,80 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 perdeu 0,55%, atingindo os 7.760,08 pontos.
Descubra como realizar pagamentos via Pix por meio de aproximação.
Fonte por: CNN Brasil