Mercado de ouro registra queda após acordo entre EUA e Japão
A decisão deve elevar o interesse por investimentos em ações internacionais e reduzir as preocupações relacionadas à disputa comercial.

O contrato mais líquido de ouro registrou queda nesta quarta-feira (23) após o acordo comercial entre Japão e Estados Unidos gerar um aumento no apetite por risco nos mercados de ações globais e reduzir preocupações sobre a guerra comercial. O metal precioso não obteve alívio significativo em relação ao dólar relativamente fraco no exterior, o que normalmente torna a compra mais barata para investidores que utilizam outras moedas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ouro com vencimento em agosto fechou em declínio de 1,34%, a US$ 3.397,60 por onça-troy, na Comex, divisão de metais da bolsa de Nova York (Nymex).
A Société Générale avalia que o encerramento dos acordos comerciais entre os EUA, Filipinas, Indonésia e, notadamente, Japão, elimina incertezas e representa um avanço para a economia mundial, acompanhado de informações sobre a possível retomada de negociações entre Estados Unidos e China na próxima semana.
Leia também:

Minério de ferro registra queda na bolsa de Dalian devido ao aumento da oferta e dos níveis de estoque

Bolsas asiáticas encerram em queda, com ênfase em negociações tarifárias

Dólar registra leve alta em meio a indicadores econômicos e operações comerciais
De acordo com a análise europeia, essa situação incentivou os mercados a preferirem ativos de risco, como ações e produtos negociados à vista, em vez de títulos de maior segurança.
Os contratos futuros de ouro perderam valor em relação a máximas, devido ao aumento no apetite por risco em nível global, mas ainda apresentam ganhos de cerca de 2% na semana, segundo estimativas de analistas da Tickmill.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, a corretora ressalta que as negociações com parceiros como a União Europeia (UE) ainda não possuem solução e avalia que a persistência de riscos geopolíticos sustenta o metal precioso.
Os secretários do Tesouro, Scott Bessent, e do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, expressaram otimismo em relação a alcançar um acordo também com a UE, caso o bloco aceite certas condições.
De acordo com outros veículos da mídia internacional, no entanto, o bloco continua a preparar retaliações, caso não alcance um acordo satisfatório com os EUA.
Com informações da Dow Jones Newswires.
Qual o impacto que a tarifação de Trump terá sobre a economia brasileira?
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.