As bolsas europeias apresentam, em sua maioria, quedas nesta segunda-feira (18), com investidores demonstrando cautela em antecipação a uma reunião em Washington sobre o futuro da Ucrânia, embora empresas de energia renovável se destaquem em alta, em resposta a orientações do governo dos EUA sobre incentivos fiscais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por volta das 6h25 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 apresentava queda de 0,08%, situando-se em 553,12 pontos.
A atenção se concentra atualmente na reunião do presidente dos EUA, Donald Trump, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus, na Casa Branca, para discutir o possível encerramento da guerra russo-ucraniana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na sexta-feira (15), Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, finalizaram uma cúpula no Alasca sem resultados significativos.
Apesar do tom prudente, as iniciativas de energia renovável se apresentam de forma notavelmente favorável na Europa, após o Tesouro dos EUA divulgar, na semana anterior, orientações mais vantajosas sobre quais projetos eólicos e solares se enquadram para obter créditos fiscais.
LEIA TAMBÉM!
Na sessão de hoje, a Vestas Wind Systems, da Dinamarca, subia 17%, a EDP Renováveis, de Portugal, avançava quase 6% e a Nordex, da Alemanha, aumentava 2,8%.
O déficit comercial da zona do euro reduziu-se significativamente em junho, atingindo 2,8 bilhões de euros, em comparação com 15,6 bilhões de euros no mês anterior, devido aos encargos tarifários dos Estados Unidos.
Às 6h40 (de Brasília), a Bolsa de Londres descia 0,07%, a de Paris recuava 0,66% e a de Frankfurt cedia 0,29%. Já a de Milão – que retomou as operações, após feriado italiano na sexta-feira – e a de Madri apresentavam perdas de 0,15% e 0,45%, respectivamente. Em contrapartida, a de Lisboa avançava 1,1%, impulsionada pela EDP Renováveis.
Analise a trajetória dos dólares coletados pelas taxas de Trump
Fonte por: CNN Brasil
