Mercado de bolsas europeias registra recuo antes de reunião sobre Ucrânia

Empresas de energia renovável, por sua vez, avançam, em resposta às orientações do governo dos EUA sobre incentivos fiscais.

18/08/2025 8:26

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

As bolsas europeias apresentam, em sua maioria, quedas nesta segunda-feira (18), com investidores demonstrando cautela em antecipação a uma reunião em Washington sobre o futuro da Ucrânia, embora empresas de energia renovável se destaquem em alta, em resposta a orientações do governo dos EUA sobre incentivos fiscais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta das 6h25 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 apresentava queda de 0,08%, situando-se em 553,12 pontos.

A atenção se concentra atualmente na reunião do presidente dos EUA, Donald Trump, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus, na Casa Branca, para discutir o possível encerramento da guerra russo-ucraniana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na sexta-feira (15), Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, finalizaram uma cúpula no Alasca sem resultados significativos.

Apesar do tom prudente, as iniciativas de energia renovável se apresentam de forma notavelmente favorável na Europa, após o Tesouro dos EUA divulgar, na semana anterior, orientações mais vantajosas sobre quais projetos eólicos e solares se enquadram para obter créditos fiscais.

Leia também:

Na sessão de hoje, a Vestas Wind Systems, da Dinamarca, subia 17%, a EDP Renováveis, de Portugal, avançava quase 6% e a Nordex, da Alemanha, aumentava 2,8%.

O déficit comercial da zona do euro reduziu-se significativamente em junho, atingindo 2,8 bilhões de euros, em comparação com 15,6 bilhões de euros no mês anterior, devido aos encargos tarifários dos Estados Unidos.

Às 6h40 (de Brasília), a Bolsa de Londres descia 0,07%, a de Paris recuava 0,66% e a de Frankfurt cedia 0,29%. Já a de Milão – que retomou as operações, após feriado italiano na sexta-feira – e a de Madri apresentavam perdas de 0,15% e 0,45%, respectivamente. Em contrapartida, a de Lisboa avançava 1,1%, impulsionada pela EDP Renováveis.

Analise a trajetória dos dólares coletados pelas taxas de Trump

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.