Mercado de bolsas europeias encerra a sessão em alta restrita devido à tensão comercial
Em Londres, o FTSE 100 avançou 0,16%, encerrando em 8.801,29 pontos, e o CAC 40, em Paris, registrou alta de 0,53%, em 7.804,67 pontos.

As bolsas europeias encerraram majoritariamente em alta na quarta-feira, 4, com o índice alemão DAX atingindo um novo recorde após a aprovação de um pacote de alívio fiscal que busca impulsionar o crescimento da maior economia da Europa. Contudo, os ganhos foram restritos pela incerteza em torno da política tarifária do governo Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em Londres, o FTSE 100 avançou 0,16%, encerrando em 8.801,29 pontos, ao passo que o CAC 40, em Paris, registrou alta de 0,53%, com 7.804,67 pontos. Em Milão, o FTSE MIB teve leve alta de 0,02%, atingindo 40.080,88 pontos. Já em Madri, o Ibex 35 caiu 0,21%, a 14.090,00 pontos, e o PSI 20, de Lisboa, desceu 0,49%, aos 7.419,91 pontos. Os dados são preliminares.
As ações das mineradoras se destacaram, com a Anglo American subindo 2,4% e a Glencore avançando 2%, impulsionadas pela implementação das tarifas de 50% sobre o aço e o alumínio anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que afetam a maioria dos países, porém com menor impacto no Reino Unido. As ações da Airbus também registraram forte alta, de 2,4%, após reportagem da Bloomberg apontar que companhias aéreas chinesas consideram encomendar centenas de aeronaves no próximo mês.
Leia também:

Bitcoin avança, restabelecendo ganhos após indicadores de emprego nos EUA apresentarem resultados inferiores ao esperado

Mercado de ações sobe após forte desvalorização na sessão anterior, impulsionada por dados de geração de empregos fracos

Banco do Brasil apresenta recuperação após queda motivada por preocupações no terceiro trimestre
Em Frankfurt, o DAX subiu 0,71%, atingindo 24.262,63 pontos, fechando em seu maior nível histórico, após renovar recorde de máxima durante a sessão. O governo alemão aprovou um pacote inicial de alívio fiscal no valor de 46 bilhões de euros, com o objetivo de estimular a economia até 2029, o que impulsionou os mercados locais. No entanto, o projeto ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento alemão.
Apesar disso, os lucros nas negociações foram restritos pela continuidade das tarifas impostas pelos Estados Unidos e pelas declarações de Trump, que declarou ser “extremamente difícil” alcançar um acordo com a China. Por outro lado, os diás com a União Europeia mostram-se “no caminho certo”, e integrantes do bloco preveem finalizar um acordo com os EUA antes do dia 9 de julho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dados da S&P Global indicaram que o Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços da Alemanha ficou abaixo do esperado, sinalizando a maior contração da atividade em dois anos e meio. Por outro lado, os PMIs da zona do euro e do Reino Unido apresentaram resultados positivos inesperados.
Os dados que surgem indicam que a reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), prevista para quinta-feira, deverá resultar em um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros.
Com informações da Dow Jones Newswires
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.