Os índices de referência da Wall Street encerraram em alta nesta quarta-feira (16), com o índice de referência Nasdaq registrando seu recorde mais recente, embora tenha havido meia hora caótica, quando notícias sugeriram que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estava planejando demitir o chair do Federal Reserve, Jerome Powell.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Dow Jones avançou 0,53%, atingindo 44.254,78 pontos. O S&P 500 aumentou 0,32%, para 6.263,70 pontos.
O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,26%, atingindo 20.730,49 pontos. Trata-se da quinta sessão consecutiva em que o Nasdaq alcançou um novo recorde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os índices S&P 500 e Nasdaq recuaram acima de 1%, o dólar caiu e os títulos do Tesouro subiram após a Bloomberg News divulgar a chance de substituição de Powell, com base em uma fonte não identificada da Casa Branca.
A Reuters News informou, por meio de uma fonte, que Trump considera a possibilidade de demitir Powell.
LEIA TAMBÉM!
Trump agiu rapidamente ao desmentir as notícias, mesmo ao lançar uma nova onda de críticas contra Powell por não ter reduzido a taxa básica de juros. A postura negativa de Trump impulsionou os mercados de ações.
A independência do Fed é extremamente importante para a nossa economia em geral, por isso observamos a reação do mercado quando a manchete inicial foi divulgada, afirmou Dylan Bell, diretor de investimentos da CalBay Investments.
A incerteza sobre a permanência de Powell até o fim de seu mandato em maio tem gerado preocupação entre os investidores, devido às críticas reiteradas de Trump pela lentidão na redução das taxas de juros nos Estados Unidos.
Brasil exporta petróleo, café e aeronaves para os Estados Unidos.
Fonte por: CNN Brasil
