A pesquisa Focus, divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira (25), manteve a tendência de queda das expectativas de analistas para a inflação deste ano, evidenciando também uma leve redução na perspectiva de crescimento da economia brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O levantamento, que mede a visão do mercado sobre os indicadores econômicos, indicou que a expectativa de alta do IPCA em 2025 foi revisada para 4,86%, de 4,95% anteriormente, em sua 13ª baixa consecutiva.
Para 2026, a projeção atingiu a 6ª semana consecutiva em queda, situando-se em 4,33%, em comparação com 4,40% na pesquisa anterior.
LEIA TAMBÉM!
UE pode ser a primeira a sofrer com tarifas impostas por Trump sobre grandes empresas de tecnologia
A chefe do Federal Reserve se recusa a renunciar ao cargo e afirma que Trump não tem poder para destituí-la
Banco BNP Paribas revisa para baixo suas previsões de inflação e antecipa corte na taxa Selic em março
O alvo oficial para a inflação é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual acima ou abaixo.
O IBGE publicará na terça-feira (26) os dados de agosto do IPCA-15, com projeções em pesquisa da Reuters de queda de 0,23% no mês, após aumento de 0,33% em julho, atingindo uma alta de 4,88% em 12 meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Focus apresentou uma diminuição das previsões para o crescimento da economia. As estimativas de expansão do PIB agora são de 2,18% para o ano corrente e 1,86% para o próximo, em comparação com 2,21% e 1,87% respectivamente, que foram divulgados na semana passada.
Uma pesquisa semanal envolvendo cem economistas indicou que a expectativa para a taxa básica de juros permanece inalterada, com a Selic projetada em 15% no encerramento de 2025 e em 12,50% no final de 2026.
Fonte por: CNN Brasil