Mercadão promove oficinas de gastronomia para empreendedores de áreas periféricas
Projeto disponibiliza cursos gratuitos com ênfase em geração de renda, cultura alimentar e técnicas de vendas diretas no ramo de alimentos.

Entre os dias 5 de agosto e 23 de setembro, o Mercado Municipal de São Paulo, também chamado de Mercadão, será o local do projeto Gastronomia Empreendedora. A ação proporcionará 12 cursos presenciais com foco em desenvolvimento de habilidades técnicas no ramo de alimentos e na criação de negócios para empreendedores em situação de vulnerabilidade social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As aulas acontecerão no Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão. A realização é resultado de parceria entre o Mercadão SP, a Torteria Dona Joaquina e o Instituto Bia Rabiovich. A chef Dona Joaquina será responsável pelo conteúdo técnico das oficinas e pela mentoria pedagógica do curso.
Crie e venda modelo
Os participantes desenvolverão habilidades e receitas que podem ser utilizadas na produção e venda de alimentos. O formato “faça e venda” possibilita o aprendizado voltado para a geração de renda através da gastronomia.
Leia também:

As celebrações juninas impulsionaram o aumento das vendas de produtos tradicionais em 9,4% em 2025

Iniciar um negócio em épocas de alta nos preços demanda ousadia e organização; observe sugestões

MEI Caminhoneiro pode dispor de cobertura de R$ 400 mil e aumentar a arrecadação da União
As oficinas abordarão desde os conceitos básicos da cozinha até técnicas específicas de panificação, confeitaria e culinária brasileira. Além disso, serão discutidos temas como higiene, manipulação de alimentos, gestão de insumos e aproveitamento integral ao longo do curso.
Mercados e comerciantes
O programa contempla visitas técnicas ao Mercado e ao Mercado Kinjo Yamato, permitindo que os participantes tenham contato direto com boxes parceiros e comerciantes experientes. As visitas visam ampliar o conhecimento dos empreendedores e promover conexões com o ecossistema de alimentação da cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma porção dos alimentos preparados poderá ser destinada à equipe de reciclagem do Mercado, agregando uma dimensão social à sua produção.
Datas
As aulas estão programadas para agosto e setembro. A abertura foi no dia 5 de agosto, com programação intensa nos dias subsequentes. Consulte o programa detalhado.
06/08 – Higiene e manipulação de alimentos
06/08 – Massas e molhos
07/08 – Tortas e Quiches
15/08 – Fundamentos da cozinha
18/08 – Culinária brasileira e acarajé
22/08 – Panificação
01/09 – Pizza
02/09 – Biscoitos
Confeitaria à venda, a partir de 12/09.
15/09 – Confeitaria
16/09 – Confeitaria
O término e a solenidade de formatura estão programados para 23 de setembro.
O papel social se refere à percepção que os stakeholders têm sobre uma organização, abrangendo seus valores, responsabilidades e impacto na sociedade.
Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP, destaca que a iniciativa reforça o papel do Mercadão como espaço de cultura, formação e transformação social. “Receber um projeto como este, que impulsiona o empreendedorismo e promove a inclusão por meio da alimentação, é mais uma forma de ampliar o papel do Mercadão na transformação da cidade”, declara.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)