Liam Conejo Ramos, de cinco anos, é detido em Minneapolis por agentes federais. O caso gera polêmica sobre imigração e direitos das famílias. Saiba mais!
Liam Conejo Ramos, um garoto de cinco anos, foi levado por agentes federais na entrada de sua casa na região metropolitana de Minneapolis na terça-feira (20), logo após voltar da pré-escola. Atualmente, ele se encontra detido com seu pai em uma unidade do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega) no Texas, conforme informações de autoridades escolares e do advogado da família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O menino foi retirado do veículo da família, que estava com o motor ligado, segundo Zena Stenvik, superintendente do distrito escolar de Columbia Heights. A família, originária do Equador, havia se apresentado às autoridades de fronteira do Texas em dezembro de 2024 para solicitar asilo, conforme relatou o advogado Marc Prokosch em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (22).
Prokosch afirmou que a família não é composta por imigrantes ilegais, destacando que eles seguiram o processo legal. Ao ser questionado sobre o pedido de asilo, o advogado não forneceu mais detalhes, alegando que essas informações são confidenciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Liam é uma das vítimas da campanha de deportação em massa do governo Trump, que tem gerado controvérsias em Minnesota e em todo o país.
Moradores da região têm se mobilizado para alertar os vizinhos e dificultar as ações dos agentes de imigração. Durante a coletiva, Stenvik relatou que um adulto que estava na casa implorou aos agentes para cuidar da criança, mas o pedido foi negado.
Um agente teria instruído a criança a bater na porta para verificar se havia mais alguém na residência, o que foi interpretado como uma utilização da criança como “isca”.
O ICE negou as acusações, afirmando que a criança foi abandonada pelo pai durante a operação. O DHS (Departamento de Segurança Interna) informou que o pai era o alvo da ação e que ambos foram detidos juntos. Segundo Prokosch, o pai não possui antecedentes criminais em Minnesota.
Adrian Alexander Conejo Arias e seu filho Liam estão detidos no Centro Residencial Familiar do Sul do Texas, em Dilley. O DHS declarou que os agentes tentaram que a mãe da criança assumisse a custódia, mas ela se recusou, temendo pela sua segurança.
O pastor Sergio Amezcua, que tem auxiliado a mãe, relatou que ela estava apavorada com a presença dos agentes.
O caso de Liam não é isolado. Outras três crianças do distrito escolar também foram detidas pelo ICE. Na mesma terça-feira, um estudante de 17 anos foi abordado por agentes armados e levado, sem que os pais estivessem presentes. Além disso, uma estudante de 17 anos e sua mãe foram detidas em um apartamento, e uma aluna de 10 anos foi levada com sua mãe há duas semanas.
A CNN solicitou informações adicionais sobre esses casos ao Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, que ainda não se manifestou sobre os detalhes. A situação continua a gerar preocupações e debates sobre as práticas de imigração e os direitos das famílias afetadas.
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.