Relator Adia Apresentação da PEC da Segurança
O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança, deputado Mendonça Filho (União-PE), adiou a apresentação do seu parecer para a próxima terça-feira, dia 9 de dezembro de 2025. A decisão foi tomada após conversas com líderes partidários e com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), conforme informado em áudio enviado a jornalistas nesta quarta-feira, 3 de dezembro de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mendonça Filho explicou que Hugo Motta e outros líderes partidários solicitaram mais tempo para as negociações. Ele relatou que, desde a noite de segunda-feira (1º de dezembro de 2025) e ao longo da manhã de terça-feira, houve articulações que indicaram a necessidade de aprofundar alguns pontos antes de finalizar o texto final da PEC.
“O presidente da Câmara, Hugo Motta, preferiu dar mais tempo para que possamos avançar nessas conversas, e, por isso, minha apresentação do parecer foi remarcada para a próxima terça-feira”, declarou o relator.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mendonça Filho também informou ter conversado por telefone com deputados como Pedro Campos (PSB-PE), Melquezedeque Farias (MDB-AL) e Rubens Pereira Júnior (PT-MA). Ele ressaltou que as discussões até agora têm sido bastante gerais, focadas na temática central da PEC, e não no texto final da proposta.
O relator afirmou que continuará ouvindo individualmente líderes e congressistas estratégicos para garantir que o relatório reflita o “sentimento da Casa”. “A matéria está bem consolidada, mas é importante aproveitar para aprofundar as conversas e chegar ao Colégio de Líderes com um texto que represente melhor o entendimento geral”, completou.
