Mendonça é o relator do pedido de suspensão da audiência relacionada à trama golpista

Filipe Martins questiona veto de Moraes a declarações de testemunhas no inquérito do 8 de Janeiro.

13/07/2025 8:57

1 min de leitura

Mendonça é o relator do pedido de suspensão da audiência relacionada à trama golpista
(Imagem de reprodução da internet).

O ex-assessor presidencial Filipe Martins requereu (PDF – 877 kB) a suspensão das audiências do processo que investiga a tentativa de golpe após as eleições de 2022. O STF (Supremo Tribunal Federal) encaminhou o pedido ao ministro André Mendonça na sexta-feira (11.jul.2025). Segue a certidão de distribuição a Mendonça (PDF – 59 kB).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Martins, réu no núcleo 2 da denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República), busca suspender as audiências até que seu recurso contra a decisão de Alexandre de Moraes seja julgado. O ministro vetou depoimentos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos filhos dele, Eduardo (PL-SP) e Carlos (PL-RJ), além do ex-PGR Augusto Aras, indicados por Martins como testemunhas de defesa.

Além do veto a testemunhas, outros pontos do processo, incluindo a competência do STF para julgar o caso, a ausência de intimação de testemunhas de defesa e a falta de tempo para análise das provas, foram questionados pelo advogado criminalista Jeffrey Chiquini.

Leia também:

A avaliação do pedido de liminar será conduzida por Mendonça. O ministro prossegue com suas atividades habituais, mesmo com o recesso do Supremo, que se estenderá até o final do mês.

A petição requer a concessão de liminar para suspender as audiências, marcadas para o período de 14 a 21 de julho, até que seja proferido o julgamento do recurso contra a decisão de Moraes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seu perfil no Instagram, Chiquini publicou postagens para celebrar que o recurso foi entregue a um ministro que não é “suspeito”.

Uma publicação compartilhada por Jeffrey Chiquini (@jeffreychiquini)

Obtivemos uma vitória significativa na defesa do Filipe Martins. Pela primeira vez, um recurso de um dos acusados da chamada trama golpista não foi julgado por um ministro suspeito. Mendonça foi indicado ao STF por Bolsonaro.

Filipe Martins foi incorporado a um grupo de seis réus acusados de produzir a minuta do esquema do golpe, acompanhar Moraes e coordenar ações com a PRF para impedir o voto de eleitores do Nordeste nas eleições de 2022.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.