Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Mendonça defende não responsabilizar as redes pelas publicações de seus usuários

Mendonça defende não responsabilizar as redes pelas publicações de seus usuários

O ministro se diferenciou dos demais da Corte, que votaram pela revogação da exigência de ordem judicial para remoção.

Por: Lara Campos

05/06/2025 20:45

2 min de leitura

Mendonça defende não responsabilizar as redes pelas publicações de seus usuários
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro do STF André Mendonça votou nesta quinta-feira (5.jun.2025) contra responsabilizar as redes sociais pela não remoção de conteúdos publicados por usuários, mesmo após decisão judicial. Segundo Mendonça, a responsabilidade deve recair sobre o autor da publicação, mas declarou que a remoção de perfis de usuários é inconstitucional, exceto quando comprovadamente falsos, seja porque (i) relacionados à pessoa que efetivamente existe, mas denuncia, com a devida comprovação, que não a utiliza ou criou; ou (ii) relacionados a pessoa que sequer existe fora do universo digital (“perfil robô”); ou [b] cujo objeto do perfil seja a prática de atividade em si criminosa.As plataformas, como mecanismos de busca e marketplaces, devem assegurar a identificação do usuário que infringe os direitos de terceiros (art. 15 c/c art. 22 do MCI). Comprovado o cumprimento dessa exigência, o particular diretamente responsável pela conduta ofensiva deve ser responsabilizado por meio de ação judicial.Quando permitida a remoção de conteúdo sem ordem judicial, em razão de determinação legal expressa ou previsão nos Termos e Condições de Uso das plataformas, é necessário garantir o cumprimento de protocolos que assegurem um procedimento justo, capaz de assegurar que o usuário [a] tenha acesso às motivações da decisão que motivou a exclusão, [b] que essa exclusão seja realizada preferencialmente por um ser humano [uso excepcional de robôs e inteligência artificial no comando da exclusão], [c] possa recorrer da decisão de moderação, [d] obtenha resposta imediata e adequada da plataforma, entre outros aspectos relacionados aos princípios processuais essenciais.As plataformas digitais não respondem por não terem removido conteúdos divulgados por terceiros, mesmo que, em um momento posterior, sejam considerados ofensivos pela Justiça, incluindo os ilícitos relacionados à manifestação de opiniões ou do pensamento.Existe a possibilidade de responsabilização, por conduta omissa ou comissiva própria, pelo descumprimento dos deveres procedimentais que lhe são impostos pela legislação, incluindo a obrigação de aplicação isonômica, em relação a todos os seus usuários, das regras de conduta estabelecidas pelos seus Termos e Condições de Uso, os quais devem guardar conformidade com as disposições do Código de Defesa do Consumidor e com a legislação em geral; e a adoção de mecanismos de segurança digital aptos a evitar que as plataformas sejam utilizadas para a prática de condutas ilícitas.Mendonça discordou dos demais ministros que já haviam votado. Toffoli e Fux, relatores dos casos em julgamento, apresentaram teses para anular a necessidade de uma ordem judicial antes de remover conteúdo de usuários das redes sociais.Barroso, contudo, discordou em parte dos demais. Argumentou que a responsabilização deveria ocorrer quando as empresas deixassem de tomar as medidas necessárias para retirar publicações que envolvam crimes contra a honra (calúnia, injúria e difamação).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Poder 360

Leia também:

Blog post image

Haddad busca relatório de consignações privadas para lidar com o limite de juros

Blog post image

A Rússia utiliza adolescentes no desenvolvimento de drones militares

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad e a mkinistra Simone Tebet (Planejamento), anunciou uma “contenção” de R$ 15 bilhões em 2024 para cumprir as regras do marco fiscal, depois da frustração na apuração de receitas e do aumento acima do esperado de despesas obrigatórias. | Sérgio Lima/Poder360 - 18jul2024

Governo analisa intervalo de ausência para corte de gastos

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
André Mendonçaredes digitaisredes sociaisremoção conteúdoresponsabilização
Foto do Lara Campos

Autor(a):

Lara Campos

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Imagem do post

Olimpíadas

Comitê Olímpico dos EUA segue orientação de Trump sobre atletas trans

23/07/2025 2:09 | 2 min de leitura

● O velório de Preta Gil acontecerá nesta sexta-feira no Theatro Municipal do Rio

23/07/2025 2:03 | 1 min de leitura

● Haddad busca relatório de consignações privadas para lidar com o limite de juros

23/07/2025 2:01 | 2 min de leitura

● Barcelona restringe operações de terminais de cruzeiro para mitigar o impacto do turismo excessivo

23/07/2025 1:59 | 1 min de leitura

● A Rússia utiliza adolescentes no desenvolvimento de drones militares

23/07/2025 1:57 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!