Furacão Melissa Perde Força e Afeta Jamaica
O furacão Melissa, que agora é de categoria 4, perdeu força, conforme informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA. A tempestade está sobre a Jamaica, com ventos de aproximadamente 240 km/h, e deve continuar a se enfraquecer gradualmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro jamaicano de Mudanças Climáticas afirmou à CNN que o furacão teve um “efeito catastrófico” na Jamaica, com várias regiões da ilha enfrentando inundações severas. Ao atingir o solo jamaicano na tarde de terça-feira (28), Melissa estava na categoria 5, com ventos próximos a 300 km/h.
De acordo com a Agência Nacional de Obras da Jamaica, pontes e estradas foram alagadas, incluindo vias principais que dão acesso a áreas remotas. O ministro da Água, Meio Ambiente e Mudança Climática, Matthew Samuda, relatou danos significativos à infraestrutura pública, hospitais e abrigos, além de muitas residências inundadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro da Ciência, Energia, Telecomunicações e Transporte da Jamaica, Daryl Vaz, informou que voos de ajuda humanitária com alimentos e suprimentos podem começar na quinta-feira. A Starlink anunciou que disponibilizará internet gratuita para os afetados.
Segundo o NHC, Melissa deve permanecer sobre a Jamaica entre a noite de terça e a manhã de quarta-feira (29). Em Santiago de Cuba, quase 170 mil pessoas foram evacuadas, uma das cinco províncias sob alerta de furacão, conforme autoridades cubanas.
LEIA TAMBÉM!
Até o momento, o furacão é responsável por sete mortes.
O primeiro-ministro da Jamaica, Andrew Holness, destacou que o país nunca havia sido atingido por um furacão de categoria 5, e uma agência da ONU descreveu o evento como “a tempestade do século.”
