Melissa se intensifica e vira furacão de categoria 4; rota para Cuba na terça (28)
Tormenta atinge a Jamaica e deve avançar em direção a Cuba na noite de terça-feira (28).
Furacão Melissa Perde Força e Afeta Jamaica
O furacão Melissa, que agora é de categoria 4, perdeu força, conforme informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA. A tempestade está sobre a Jamaica, com ventos de aproximadamente 240 km/h, e deve continuar a se enfraquecer gradualmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro jamaicano de Mudanças Climáticas afirmou à CNN que o furacão teve um “efeito catastrófico” na Jamaica, com várias regiões da ilha enfrentando inundações severas. Ao atingir o solo jamaicano na tarde de terça-feira (28), Melissa estava na categoria 5, com ventos próximos a 300 km/h.
De acordo com a Agência Nacional de Obras da Jamaica, pontes e estradas foram alagadas, incluindo vias principais que dão acesso a áreas remotas. O ministro da Água, Meio Ambiente e Mudança Climática, Matthew Samuda, relatou danos significativos à infraestrutura pública, hospitais e abrigos, além de muitas residências inundadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro da Ciência, Energia, Telecomunicações e Transporte da Jamaica, Daryl Vaz, informou que voos de ajuda humanitária com alimentos e suprimentos podem começar na quinta-feira. A Starlink anunciou que disponibilizará internet gratuita para os afetados.
Segundo o NHC, Melissa deve permanecer sobre a Jamaica entre a noite de terça e a manhã de quarta-feira (29). Em Santiago de Cuba, quase 170 mil pessoas foram evacuadas, uma das cinco províncias sob alerta de furacão, conforme autoridades cubanas.
Leia também:
FBI demite agente especial Aaron Tapp após investigação sobre Donald Trump e corrupção pública
Comando Sul dos EUA revela imagens de tropas no Caribe para combater tráfico de drogas
Irmão de Virginia Giuffre pede reunião com Rei Charles para discutir tráfico sexual de Epstein
Até o momento, o furacão é responsável por sete mortes.
O primeiro-ministro da Jamaica, Andrew Holness, destacou que o país nunca havia sido atingido por um furacão de categoria 5, e uma agência da ONU descreveu o evento como “a tempestade do século.”
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.












