Meituan e DiDi disputam no Judiciário o mercado de entregas no Brasil
A 99Food estaria obstruindo restaurantes parceiros de celebrarem acordos com mais de duas plataformas de entrega.

A Keeta, da gigante de delivery chinesa Meituan, entrou com ação nesta quinta-feira (14) no Foro Central de São Paulo para suspender o que considera “cláusulas anticompetitivas” da 99Food, braço de delivery de comida da 99, da também chinesa DiDi Global.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A 99Food tem evitado que alguns de seus restaurantes parceiros contratem com mais de duas plataformas de entrega, alegando que se trata de uma estratégia comercial em camadas para preservar sua participação em um cenário altamente competitivo.
A empresa afirma que a conduta é autorizada por decisão de 2023 do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Leia também:

Delta pagará 78,75 milhões de dólares por descarte de combustível

A Tesla enfrenta desafios crescentes na Europa devido à crescente competição da BYD

Em levantamento, 49% dos brasileiros acreditam que a inteligência artificial otimiza o desempenho no trabalho
A Keeta alega que tais cláusulas de exclusividade estabelecidas pela 99Food constituem um “mecanismo direcionado de exclusão de mercado”, sem justificativa econômica legítima, conforme comunicado à imprensa.
A empresa chinesa declarou que as cláusulas foram criadas para evitar a entrada da Keeta no Brasil, restringindo a concorrência, fechando o mercado e diminuindo a inovação, após anunciar em maio investimentos de R$ 5,6 bilhões no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A divulgação da operação da Keeta ocorreu dois dias após a 99 ter declarado que metade de seu investimento de R$ 1 bilhão no setor de entrega de alimentos no Brasil seria destinado à capital paulista e às cidades da região metropolitana, como Guarulhos, Osasco, Santo André e São Bernardo do Campo.
A 99 afirma que suas práticas são legais e amplamente utilizadas no mercado de delivery de alimentos no país, uma vez que se baseiam no acordo de 2023 do Cade com o iFood – líder do setor no país – que estabelece limites de exclusividade.
As restrições abrangiam o compromisso de assegurar que o volume total de vendas vinculado a estabelecimentos exclusivos na plataforma não ultrapassasse 25% do valor bruto de mercadorias (GMV) total gerado pela plataforma no Brasil.
A 99Food declarou, em comunicado recente, que está implementando uma estratégia comercial segmentada para salvaguardar sua participação em um mercado brasileiro altamente competitivo, como parte de sua estratégia de lançamento e expansão.
A especialista não respondeu prontamente após comentar a ação da Keeta na quinta-feira, às 9h30.
A Keeta alega que a 99Food contatou mais de 100 redes de restaurantes no Brasil até o momento, disponibilizando pelo menos R$ 900 milhões em pagamentos antecipados caso formalizassem contratos que, na prática, eliminariam a Keeta do mercado.
A companhia acrescentou que o valor é quase equivalente a R$ 1 bilhão que a DiDi anunciou para reiniciar a 99Food.
Na disputa, a Keeta busca a suspensão imediata das cláusulas de bloqueio e a proibição de sua inclusão em contratos futuros.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)