Medicamentos como Ozempic e Wegovy podem diminuir o risco de demência, indica estudo
Uma nova pesquisa indica que a semaglutida, substância encontrada nos medicamentos da Novo Nordisk, tem potencial para prevenir o Alzheimer em indivíduo…
A semaglutida, molécula encontrada no <a href="https://cliquefatos.com.br/wegovy-e-ozempic-apresentam-reducao-de-precos-de-ate-196-confira-os-novos-valores/”>Ozempic e no Wegovy, pode diminuir o risco de demência em indivíduos com diabetes tipo 2. Isso é o que indica um estudo recente publicado nesta quarta-feira (25) no Journal of Alzheimer’s Disease.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O diabetes, similarmente à obesidade, é um fator de risco para a demência. Estudos anteriores já indicaram que a condição poderia ser evitada com modificações no estilo de vida e prevenindo doenças metabólicas e cardiovasculares.
Pacientes com diabetes tipo 2 que receberam tratamento com Ozempic ou Wegovy demonstraram um risco consideravelmente inferior de desenvolver demência quando comparados a outros medicamentos antidiabéticos. Os resultados foram mais notáveis em mulheres e idosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A equipe de pesquisadores examinou três anos de dados eletrônicos de aproximadamente 1,7 milhão de pacientes com diabetes tipo 2 nos Estados Unidos. Utilizou-se uma metodologia estatística que emula um ensaio clínico randomizado, onde os indivíduos são distribuídos aleatoriamente para receberem diferentes tratamentos ou um placebo.
Estudos revelaram que pacientes submetidos à prescrição de semaglutida apresentaram um risco consideravelmente inferior de demência associada ao Alzheimer, quando comparados a indivíduos que utilizavam outros fármacos para diabetes.
Leia também:
O Impacto do Medo no Sono: Como o Halloween Pode Afetar Seu Descanso e Bem-Estar
Congelamento de Óvulos: Matheus Gröner explica como preservar a fertilidade feminina
Congelamento de Óvulos Cresce entre Mulheres Brasileiras que Querem Adiar a Maternidade
Não há cura ou tratamento eficaz para a demência, este novo estudo fornece evidências reais de seu potencial impacto na prevenção ou desaceleração do desenvolvimento de demência entre populações de alto risco, analisa Rong Xu, líder do estudo.
Apesar das descobertas, mais estudos são necessários para confirmar os efeitos da semaglutida na prevenção da demência, de acordo com os pesquisadores.
Novo medicamento da mesma empresa que produz o Ozempic demonstra potencial para o tratamento da obesidade.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.












