Mecanismo especial é solicitado por Moraes para analisar o caso envolvendo o ex-presidente Bolsonaro na trama de 8 de janeiro
O ministro pediu que a quinta-feira 11 seja incluída no calendário de julgamentos.
O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo que investiga a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de sete réus no núcleo central da tentativa de golpe de Estado, solicitou a inclusão de mais uma data no cronograma do julgamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em despacho de sexta-feira, 5, Moraes solicitou ao presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, que também determine a reserva de 11 de setembro para a continuidade da análise.
Até então, os dias 2, 3, 9, 10 e 12 estavam previstos para o julgamento. Com o novo pedido, a semana decisiva contará com sessões em quatro dias consecutivos (9, 10, 11 e 12), ampliando o espaço para a apresentação dos votos e a definição de eventuais penas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bolsonaro, os ex-ministros Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira, Augusto Heleno e Anderson Torres, o almirante Almir Garnier, o tenente-coronel Mauro Cid e o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) são acusados de crimes como organização criminosa armada, golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Na primeira e segunda sessão do julgamento, foram ouvidas a Procuradoria-Geral da República e as defesas dos réus, com críticas à remessa privilegiada de Mauro Cid e questionamentos sobre as evidências apresentadas pela acusação. A previsão é que os ministros iniciem a apresentação de seus votos na terça-feira, 9.
Leia também:
Governo Castro e Presidente da Assembleia são acusados de abuso eleitoral
TSE Aprova Criação do Partido Missão para Eleições de 2026
STJ adia julgamento sobre sigilo bancário de advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












