McLaren lidera primeiro treino livre em Abu Dhabi
A McLaren iniciou o decisivo fim de semana da Fórmula 1 em Abu Dhabi com o melhor tempo de Lando Norris no primeiro treino livre realizado nesta sexta-feira (5). O britânico, que é o líder do campeonato, cravou 1min24s485 no circuito de Yas Marina, superando seu principal rival, Max Verstappen, da Red Bull, por apenas 0s008.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A sessão foi marcada por peculiaridades, com apenas 11 pilotos titulares na pista, já que as equipes deram espaço para jovens talentos e pilotos em desenvolvimento, conforme as regras da categoria. O calor intenso e a pista escorregadia também impactaram o desempenho dos pilotos.
Verstappen expressou preocupação pelo rádio, mencionando que o carro parecia instável: “Pode ter algo quebrado no carro”, relatou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Participação de jovens talentos e desempenho dos pilotos
Na McLaren, Oscar Piastri, que está 16 pontos atrás de Norris, acompanhou o treino dos boxes. O carro dele foi pilotado pelo mexicano Pato O’Ward, reserva da equipe e piloto da IndyCar. Em tom descontraído, O’Ward brincou: “Tem um cara ocupando o meu assento.”
As regras da Fórmula 1 exigem que cada piloto titular ceda dois primeiros treinos de sexta-feira por temporada para que novatos ou pilotos com no máximo duas largadas em GPs possam ganhar experiência. A Ferrari colocou Charles Leclerc na pista, que terminou em terceiro, enquanto seu irmão, Arthur Leclerc, ficou em 16º, guiando o carro da equipe.
LEIA TAMBÉM!
No ano anterior, os irmãos fizeram história ao serem a primeira dupla de irmãos a treinar juntos em uma mesma equipe.
Desempenho das equipes e pilotos
Desta vez, Charles expressou insatisfação com o desempenho do carro: “O carro parece sem aderência nenhuma. Inacreditável.” A Mercedes teve seus dois pilotos titulares em ação, com Kimi Antonelli em quarto e George Russell em sexto. Nico Hulkenberg, da Sauber, se preparando para sua 250ª corrida, registrou o quinto melhor tempo.
Entre os pilotos não titulares, o destaque foi o japonês Ryo Hirakawa, apoiado pela Toyota, que levou a Haas ao 11º lugar, superando Isack Hadjar, que ficou em 12º. Hadjar, que assumirá a vaga de Hadjar em 2026, quando o francês se juntar à Red Bull como companheiro de Verstappen, terminou em 15º na sua terceira participação em treinos da temporada.
