Resultados Financeiros da MBRF no Terceiro Trimestre
A MBRF, resultado da fusão entre Marfrig e BRF, divulgou nesta segunda-feira (10) um lucro líquido de R$ 94 milhões no terceiro trimestre. Esse valor representa uma queda de 62% em relação ao mesmo período do ano anterior, principalmente devido ao desempenho dos ativos adquiridos da BRF.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A BRF, que processa frangos e suínos, enfrentou embargos de diversos países, incluindo a China, seu maior mercado.
José Ignácio Scoseria Rey, diretor financeiro da MBRF, comentou que a principal razão para a diminuição do lucro líquido foi a performance operacional da BRF. No entanto, Miguel Gularte, diretor presidente, destacou que o lucro líquido da empresa cresceu 10% em comparação ao segundo trimestre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo com as restrições impostas pela gripe aviária, a MBRF alcançou seu maior volume histórico de vendas, impulsionado pela eficiência operacional.
Volume de Vendas e Receita
No terceiro trimestre, a MBRF vendeu 2,1 milhões de toneladas, um aumento de 3,7% em relação ao ano anterior. O mercado interno respondeu por 1,37 milhão de toneladas, com um crescimento de 4,9%, enquanto as exportações totalizaram 732 mil toneladas, um aumento de 1,7%.
LEIA TAMBÉM!
A receita líquida da companhia foi de R$ 41,8 bilhões, representando um crescimento de 9,2%.
O Ebitda ajustado foi de R$ 3,5 bilhões, uma queda de 8,6%, embora tenha alcançado o maior nível do ano. A empresa atribuiu essa redução à performance da BRF, que enfrentou bloqueios temporários nas exportações de carne de frango devido à gripe aviária, resultando em uma compressão de 14,9% no Ebitda ajustado.
Desempenho e Desafios
A margem Ebitda ajustada consolidada foi de 8,4%, 1,6 ponto percentual inferior ao mesmo período do ano passado. A América do Norte representou 47% da receita líquida, seguida pela BRF com 39% e América do Sul com 14%. O Custo de Produtos Vendidos consolidado foi de R$ 36,62 bilhões, um aumento de 11,2% em relação ao ano anterior.
Na operação da BRF, a empresa registrou o maior volume histórico de vendas de produtos processados, impulsionado pela execução comercial e melhorias logísticas. A base de clientes cresceu 5% em relação ao ano anterior, totalizando 340 mil. Na América do Norte, o volume vendido caiu 6,3%, totalizando 476 mil toneladas, refletindo a redução no abate devido à diminuição do rebanho bovino.
Aumento da Dívida
A dívida líquida consolidada ao final do terceiro trimestre foi de R$ 41,35 bilhões, um aumento de 10% em relação ao trimestre anterior. Esse crescimento foi influenciado pela maior participação no capital da BRF, totalizando R$ 412,5 milhões, além de R$ 198,5 milhões referentes ao pagamento do direito de recesso no processo de incorporação.
A MBRF também distribuiu R$ 3,85 bilhões em proventos no período. O índice de alavancagem, medido pela relação dívida líquida/Ebitda ajustado, subiu para 3,31 vezes, comparado a 2,92 vezes no mesmo período do ano passado.
