Chanceler Mauro Vieira destaca que os EUA buscam fortalecer laços com o Brasil e anuncia proposta para suspender tarifas de 40% em negociações bilaterais
Na quinta-feira (13), o chanceler Mauro Vieira afirmou que os “Estados Unidos desejam manter uma boa relação com o Brasil”. Durante uma entrevista a jornalistas, após se encontrar com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington, Vieira apresentou uma proposta geral sobre as tarifas impostas ao Brasil em agosto deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O chanceler mencionou que a proposta está aguardando um retorno, que “pode ocorrer amanhã ou na próxima semana”. Sem entrar em detalhes, ele destacou que o governo brasileiro planeja suspender imediatamente as tarifas de 40% para facilitar as negociações sobre as taxações.
Vieira também ressaltou o interesse do governo americano em resolver rapidamente as questões bilaterais e chegar a um acordo sobre as tarifas. A reunião entre Vieira e Rubio durou 10 minutos e foi seguida por uma conversa ampliada de uma hora com a participação de negociadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão de continuar as discussões sobre as tarifas foi tomada pelos presidentes após uma reunião bilateral na Malásia, no final de outubro. No início do mesmo mês, eles tiveram um telefonema “amistoso”, que foi o primeiro contato entre os dois.
As negociações sobre o tema começaram efetivamente em setembro, após um breve encontro entre Lula e Trump nos bastidores da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Segundo o presidente norte-americano, a interação teve uma “química excelente”.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.