Matemática no Enem: professor compartilha estratégias para o exame

Muitas pessoas cometem erros ao se concentrarem excessivamente em dados e números.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Diversos estudantes que se preparam para o vestibular podem considerar a prova de Matemática como uma das mais assustadoras durante a realização do Enem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Felipe Guisoli, professor de Matemática na plataforma Universo Narrado, propõe orientações para conduzir os estudos em preparação à avaliação nacional. “O aluno deve estabelecer uma base sólida: compreender o que é uma função, como uma razão funciona. Isso não se aprende saltando etapas. Minha recomendação é: estude com profundidade”.

A prática de exercícios é vista como um componente essencial do processo de aprendizado. “O candidato inicia a identificar padrões, estilos de pergunta, formas recorrentes de abordar determinados conteúdos. Resolver questões de outros vestibulares, como a Fuvest, também é uma alternativa para quem busca cursos concorridos como Medicina”, afirma Guisoli.

LEIA TAMBÉM!

Uma pesquisa da SAS Educação identificou os tópicos de Matemática mais frequentes no Exame Nacional do Ensino Médio. As edições contempladas foram aquelas aplicadas entre 2009 e 2024. Os temas com maior incidência são: proporcionalidade direta e indireta (213 questões), estatística (187 questões) e geometria plana (110 questões).

Guisoli ressalta que a disciplina continua sendo cobrada de maneira contextualizada na prova. “O Enem busca conectar a Matemática ao mundo real. Ele abordará de uma plantação, de uma obra, de uma situação real, e então exigirá que o aluno compreenda o contexto e traduza isso em números. Isso demanda leitura atenta e raciocínio lógico. Uma boa preparação, portanto, envolve treinar o olhar: saber o que é relevante, o que é dado, o que está sendo pedido. Muitas pessoas erram porque vão direto para os números. Mas o segredo, frequentemente, reside nas palavras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Matemática: apenas 5% dos alunos do 3º ano médio têm bom desempenho.

Fonte por: CNN Brasil

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.

Sair da versão mobile