Mario Kart 64 recebe port não oficial no PC com tela ultrawide e editor de pistas
O Mario Kart 64 sofreu uma engenharia reversa que gerou diversas melhorias não previstas no Nintendo 64.

Após The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Perfect Dark receberem versões nativas para o PC, o mesmo ocorreu com o jogo de corrida Mario Kart 64. Uma criação do grupo HarbourMasters, o projeto conhecido como “SpaghettiKart” permite que o jogo rode de forma nativa na plataforma, alcançando um nível de desempenho inviável no Nintendo 64.
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A adaptação não oficial assegura a execução do jogo em monitores ultrawide, sem causar falhas ou problemas visuais. É possível ajustar a câmera do jogo de corrida com maior flexibilidade e expandir significativamente sua distância máxima de renderização.
O produto final é um título que preserva o conceito de Mario Kart 64 original, porém expandido significativamente em relação ao que era viável em 1996. A equipe responsável pelo projeto também incorporou um editor de circuitos, além da habilidade de importar fases personalizadas elaboradas por outros usuários.
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Para finalizar, também é possível elevar o nível de dificuldade do jogo, tornando os oponentes controlados pela inteligência artificial mais complexos. Anteriormente ao trabalho no jogo de corrida, os integrantes da HarbourMasters já se dedicaram a outros projetos utilizando o Nintendo 64, incluindo uma versão completa de Starfox 64.
Conforme ocorreu com outras adaptações não oficiais de jogos de consoles antigos para computador, o SpaghettiKart é resultado de engenharia reversa. Tecnicamente, isso possibilita que projetos desse tipo não sejam removidos pela Nintendo. Na verdade, eles não utilizam códigos ou conteúdos protegidos que pertençam à empresa.
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Para rodar a versão otimizada de Mario Kart 64 no PC, será necessário possuir uma ROM do jogo. Contudo, o HarbourMasters não oferece ou fornece informações sobre como obtê-la. Dessa forma, o grupo poderá prosseguir com as melhorias no projeto sem interrupções ou solicitações de aprovação.
Apesar do port já trazer diversos recursos avançados, ele ainda é considerado incompleto por seus criadores. Sua versão mais recente é a “Alfredo Alfa 0.9.9.1”, que está disponível no GitHub. Considerando que ela data do último sábado (21), tudo indica que o projeto deve ganhar mais atualizações em um futuro próximo.
Atualmente, a forma mais simples de jogar a versão original de Mario Kart 64 sem utilizar emuladores ou ports é através do Nintendo Switch. O jogo faz parte do catáNintendo Switch Online + Pacote de Expansão, que também oferece acesso a vários outros jogos clássicos do Nintendo 64.
O lançamento do Nintendo Switch 2 não teve um bom desempenho com jogos de terceiros.
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.