A Marinha do Brasil assinará, em setembro, o contrato de aquisição de um navio de guerra da Marinha Real Britânica. O acordo de intenção para a compra da embarcação havia sido estabelecido em abril.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É o HMS Bulwark, um navio com 170 metros de comprimento, que pode ser utilizado em diversos tipos de operações.
A embarcação, além de missões anfíbias para desembarque de tropas, também pode ser empregada em ações humanitárias e em situações de calamidade pública, conforme declarado por oficiais.
LEIA TAMBÉM!
O navio, com grande capacidade de carga, consegue transportar tropas, equipes de saúde, veículos e itens essenciais em situações de emergência, como hospitais de campanha, alimentos e medicamentos.
A Marinha também planeja empregar a embarcação – que acomoda 290 tripulantes e até 710 militares – para fiscalizar e inspecionar áreas da denominada Amazônia Azul, região estratégica, rica em recursos naturais, incluindo minerais e petróleo, e alvo de espionagem internacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em abril de 2023, a Marinha do Brasil ordenou a expulsão de um navio alemão que conduzia pesquisas não autorizadas em águas jurisdicionais brasileiras, próximo à Elevação do Rio Grande, uma área rica em minerais críticos e estratégicos.
Atualmente, o navio está passando por uma reforma integral em Plymouth, na Inglaterra. Ainda em setembro, 48 militares brasileiros serão enviados ao país para treinamento, acompanhamento das obras e recepção da embarcação.
Em novembro, mais 44 militares receberão treinamento para operar o navio.
A restante da tripulação seguirá para a Inglaterra no próximo ano, para o comissionamento e traslado do Bulwark ao Brasil. A chegada está prevista para 2026, após a conclusão da revitalização.
Fonte por: CNN Brasil