Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Internacional
  3. Marina: Nós deveríamos estar combatendo a pobreza e as mudanças climáticas

Marina: Nós deveríamos estar combatendo a pobreza e as mudanças climáticas

A ministra do Meio Ambiente destacou a importância de executar medidas para enfrentar a crise climática.

Por: Lara Campos

24/06/2025 20:11

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, censurou as conflagrações internacionais e destacou a importância da batalha contra as alterações climáticas e a miséria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Precisamos estar em guerra contra a pobreza, a mudança climática e a perda de biodiversidade”, declarou a ministra durante coletiva de imprensa em Londres nesta terça-feira (24) após o primeiro diáBalanço Ético Global (BEG).

Marina alertou que estamos direcionando mais recursos e tecnologia para a destruição de vidas, sonhos e oportunidades, em virtude de guerras que geram perplexidade e insegurança, e que corroem o espaço de cooperação e parceria entre os povos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ministra classificou a batalha contra as mudanças climáticas como uma “guerra silenciosa”, sustentando que ela não é percebida com a mesma “radicalidade das guerras bélicas”. De acordo com a brasileira, aproximadamente 500 mil pessoas falecem anualmente em decorrência unicamente de ondas de calor.

“Existe uma guerra silenciosa que deve ser combatida por governos e pela sociedade, pelas empresas e pelo sistema financeiro”, acrescentou.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Governo Trump Desmantela NCAR em Boulder, Causando Alerta em Colorado

Imagem do post relacionado, leia tambem!

China Reitera Apoio à Venezuela em Defesa de Soberania em Meio a Tensões com EUA

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Câmara dos Deputados dos EUA rejeita resoluções que limitam ações de Donald Trump sobre a Venezuela

Assim, Marina pontuou que é necessário criar um constrangimento ético nesses períodos de conflitos em relação a diferentes formas de autodestruição que estamos fazendo.

A ministra ressaltou que o constrangimento ético visa à reflexão sobre as ações de empresas, governos, diversos setores da sociedade e indivíduos em relação ao combate às mudanças climáticas de maneira justa.

Marina reiterou que, primordialmente, é imprescindível executar as medidas de enfrentamento das mudanças climáticas, alertando que, caso não ocorra, as condições que favorecem e sustentam a vida serão comprometidas pelo desequilíbrio do planeta.

As declarações ocorreram após a conclusão do primeiro diáBalanço Ético Global (BEG), uma iniciativa promovida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.

A ministra brasileira defende que a proposta visa compreender as visões de diversos grupos sociais, como mulheres, jovens, filósofos, líderes religiosos, indígenas, afrodescendentes e outros, em diversos continentes.

Esses balanços serão realizados em diversas regiões do mundo. O primeiro, conduzido na Europa, foi liderado por Mary Robinson, ex-presidente da Irlanda e referência global em justiça climática.

“Realizamos esse primeiro encontro, que foi bem-sucedido, no qual as pessoas puderam trazer, do ponto de vista da Ética, o que precisa ser feito ou deixar de ser feito para que possamos estar alinhados com 1,5°C de aumento na temperatura da Terra”, avaliou Marina Silva.

Marina Silva afirmou, durante a coletiva nesta terça-feira, que “ninguém imagina que esta COP não possa ser um novo marco após 10 anos do Acordo de Paris”, em referência à conferência do clima que será realizada em Belém, no Brasil, no final deste ano.

A ministra destacou que, para que a conferência seja um marco histórico, é preciso elaborar o que chamou de “mapa do caminho”, uma medida que engloba as discussões do Balanço Ético Global.

Em seguida, Marina ressaltou que é necessário que os países apresentem Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) que “sejam suficientemente ambiciosas [e] alinhadas” com o objetivo de limitar o aumento da temperatura da Terra.

As NDCs são planos e compromissos de cada país para diminuírem emissões de gases do efeito estufa e se adaptarem aos impactos das mudanças climáticas. De acordo com a própria ONU, elas estão no “cerne do Acordo de Paris”.

O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, manifestou a expectativa de que a conferência represente um momento crucial na retomada da confiança no multilateralismo.

Quanto mais você observa o mundo em crise, maior se torna a necessidade de reafirmar a importância do multilateralismo, devido à crescente frustração mundial diante de inúmeros acontecimentos em que o sistema não opera como esperado, afirmou Corrêa do Lago.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Acordo de ParisbiodiversidadeContribuições Nacionalmente Determinadas
Foto do Lara Campos

Autor(a):

Lara Campos

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Imagem do post

Notícias

Jovem Trans Brasileira Encontra Morte na Romênia: Tragédia e Preocupações LGBTQ+

18/12/2025 12:08 | 2 min de leitura

● Mercosul x UE: Janela de Oportunidade se Fecha? Acordo em Risco com França e Itália!

18/12/2025 11:07 | 3 min de leitura

● INSS Revela Calendário de Pagamentos 2026: Datas e Benefícios Acima de R$ 1.518!

18/12/2025 12:12 | 2 min de leitura

● Zezé Di Camargo Acusa SBT e Canal Cancela Especial de Natal!

18/12/2025 11:17 | 2 min de leitura

● Argentina e Espanha se enfrentam na Finalíssima de 2026: um duelo imperdível no Catar!

18/12/2025 11:23 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!