Maria do Bairro é uma das novelas mexicanas mais populares no Brasil, tendo sido exibida 12 vezes, sendo oito apenas na emissora SBT. Originalmente exibida em seu país de origem em 1995, a história contava com a atriz e cantora Thalía no papel principal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Maria era uma jovem órfã e colecionadora de lixo, que foi acolhida na propriedade dos milionários De la Vega. A personagem de Thalía enfrenta inúmeros desafios, preconceitos e assédio na mansão, mas nada supera o ódio e a inveja de Soraya Montenegro (Itatí Cantoral), que tenta afastá-la de Luís Fernando (Fernando Colunga) de todas as maneiras.
“Maria do Bairro”, escrita por Inês Rodena e dirigida por Beatriz Sheridan, ocorre em três fases, apresentando mudanças físicas graduais. Maria e Luís Fernando se separam após ela descobrir a gravidez e o filho recém-nascido desaparece. A ex-catadora de lixo procura o menino e o reencontra anos depois.
LEIA TAMBÉM!
A novela, com fortes elementos dramáticos, permitiu o desenvolvimento de diversos personagens, interpretados por atores e atrizes já falecidos, incluindo Jessica Jurado, que tinha 56 anos.
A atriz Meche Barba era bastante conhecida no México e interpretou Lupe, uma das integrantes da família de la Vega. Ela era um rosto familiar nas telenovelas mexicanas exibidas pelo SBT, tendo participado de “Rosa Selvagem”, “Maria Mercedes”, “Marimar”, “A Usurpadora” e “Rosalinda”. Faleceu em 14 de janeiro de 2000, aos 78 anos, devido a um enfisema pulmonar, na Cidade do México.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Irã Eory, na verdade, não era mexicana. A atriz nasceu como Elvira Teresa na cidade de Teerã, no Irã, e adotou o nome de seu país como nome artístico. Além de “Maria do Bairro”, ela também brilhou em novelas famosas como “A Usurpadora” e “Esmeralda”. Ela era casada com o ator Carlos Monden e faleceu em 10 de março de 2002, aos 62 anos, na Cidade do México, devido a um edema e um tumor cerebral.
Dona Agripina, que acolheu e criou Nandinho na infância, também atuou em telenovelas mexicanas. Faleceu em 9 de dezembro de 2021, após sofrer hemorragia cerebral, aos 82 anos, durante a exibição da trama “Minha Fortuna É Te Amar” e necessitou ser substituída pela atriz Maria Rojo.
Veracruz, personagem interpretado por René Muñoz, também foi uma figura relevante para Nandinho. O ator se destacou em outras telenovelas, como “O Privilégio de Amar”, “Marimar” e “Rosalinda”, e faleceu em 11 de maio de 2000, por conta de um câncer no esôfago, aos 62 anos. Ele participava da novela “Abraça-me Bem Forte” quando havia gravado apenas 18 capítulos.
Raúl Padilla Junior era filho do ator Raúl Padilla, famoso no Brasil como o carteiro Jaiminho da novela “Chaves”. Ele interpretou o mordomo Urbano em “Maria do Bairro” e também atuou na novela “Rosalinda”. O falecimento do artista ocorreu em 24 de maio de 2013, aos 73 anos, após sofrer um infarto em Cidade do México.
Tito Guizar faleceu aos 91 anos, em 24 de dezembro de 1999, em San Antonio, Texas, nos Estados Unidos. O ator mexicano também participou de “O Privilégio de Amar”, “Marimar” e “A Usurpadora” e teve uma parada cardíaca. Em “Maria do Bairro”, interpretava o simpático Padre Honório.
A atriz cubana naturalizada mexicana interpretou a doméstica Calixta, mãe biológica da vilã Soraya Montenegro e detestava Maria. Além de “Maria do Bairro”, também trabalhou em “Maria Mercedes” e “A Usurpada”. Ela faleceu aos 76 anos em 16 de abril de 2006, após sofrer de câncer de pulmão, devido ao tabagismo excessivo.
A atriz mexicana Jessica Jurado alcançou grande notoriedade por sua interpretação de Patrícia Bracho em “A Usurpadora” e de Verônica nas fases duas e três de “Maria do Bairro”. Faleceu aos 55 anos em 9 de outubro de 2024, após sofrer um infarto. A artista participou de poucos projetos televisivos e optou por residir nos Estados Unidos, onde concluiu seus dias.
O ator peruano enfrentava o Parkinson quando faleceu aos 87 anos, em 30 de outubro de 2020, em decorrência das complicações da doença. Além de ter interpretado Fernando de la Vega em “Maria do Bairro”, ele também atuou em “Carrossel das Américas”, exibida no Brasil em 1996, “Marimar” e “Cuidado com o Anjo”.
Ninón Sevilla interpretou Caridade em “Maria do Bairro”, mas também já foi vista em diversas outras telenovelas mexicanas que alcançaram sucesso no Brasil, como “Maria Mercedes”, “Rosalinda” e “A Usurpadora”. Ela faleceu no dia 1º de janeiro de 2015, aos 85 anos, na Cidade do México, após um infarto. Estava internada em um hospital da capital mexicana devido a uma pneumonia grave.
Silvio Santos alterava o cenário da televisão com a exibição de Chaves e telenovelas mexicanas.
Fonte por: CNN Brasil