Maré alta com ondas de até 3,7m interdita vias e avança sobre a orla do rio
Mar invade calçadão, atinge ônibus em Guaratiba e mantém Avenida Delfim Moreira parcialmente interditada.
O Rio de Janeiro registra os efeitos de uma intensa ressaca na manhã de quarta-feira (30), com ondas que atingiram valores de até 3,7 metros. O aviso, emitido pela Marinha do Brasil, permanece válido até a manhã de quinta-feira (31) e compreende toda a região costeira do estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Avenida Delfim Moreira, bairro do Leblon, zona Sul do Rio de Janeiro, continua parcialmente fechada desde a noite de terça-feira (29) em razão do avanço do mar e do acúmulo de areia. A Avenida Niemeyer, por outro lado, funciona normalmente pela manhã.
Vídeos nas redes sociais exibem o mar invadindo o calçadão em vários pontos da orla da Zona Sul. Em Guaratiba, na Zona Oeste, as ondas alcançaram a pista e atingiram ônibus que estavam estacionados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do susto, não houve feridos. Observe o momento em que um morador descreve a onda se aproximando da via:
A Comlurb mobilizou, a partir de terça-feira (29), uma operação de emergência com 100 garis e 28 caminhões para remover a areia causada pelas ondas. Mais de 100 toneladas já foram retiradas, porém o trabalho permanece intenso e sem previsão de término, devido à persistência do mar agitado.
Leia também:
Denúncia revela atuação brutal da “Equipe Sombra” e torturas no Rio de Janeiro
Comando Vermelho revela esquema de segurança para proteger Doca em operação da Polícia Civil do RJ
Ronaldo Caiado comenta megaoperação no Rio e critica comparações com Faria Lima
Frente fria.
Com a ressaca, o tempo segue estável nesta quarta-feira (30). O Alerta Rio indica nebulosidade variável ao longo do dia, sem previsão de chuva. As temperaturas diminuem, com mínima de 11°C e máxima de 25°C. Os ventos são moderados durante o dia, perdendo intensidade à noite.
A Prefeitura intensifica as recomendações para que a população evite o contato com o mar e atividades esportivas aquáticas no período de ressaca. Ciclistas devem evitar a orla onde as ondas atingem a ciclovia e pescadores são orientados a não zarpar com suas embarcações.
É importante evitar também mirantes ou áreas próximas à orla. Em caso de emergência no mar, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 – sem tentar resgates por conta própria.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












