Marcos Pinto deixa Ministério da Fazenda! Secretário de Reformas Econômicas sai do governo em 2026. Mudança no comando após saída de Haddad. Saiba mais!
O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, anunciou sua saída do cargo nesta segunda-feira, 5 de janeiro de 2026. A decisão ocorre após o ministro Fernando Haddad ter comunicado sua própria saída em novembro de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda não há um nome definido para substituir Marcos Pinto. A mudança foi formalizada no Diário Oficial da União (DOU). O secretário estava à frente da política microeconômica do ministério, com responsabilidades que incluíam a revisão de benefícios fiscais, a modernização de marcos regulatórios e a elaboração de propostas de tributação sobre renda de capital.
Marcos Pinto justificou sua decisão ao retornar à iniciativa privada, buscando dedicar mais tempo à sua família, que, segundo ele, sentia sua falta. Em entrevista em novembro de 2025, o secretário afirmou: “Está chegando a hora, histórias boas terminam, está chegando a hora de eu voltar para a iniciativa privada, voltar a cuidar da minha família, que está sentindo, infelizmente, muito a minha falta ainda. então acho que isso vai acontecer em breve. eu e o ministro não discutimos os detalhes, mas deve acontecer em breve”, declarou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante seu mandato, Marcos Pinto desempenhou um papel importante na elaboração e tramitação da Reforma Tributária e na proposta de isenção do Imposto de Renda para contribuintes com renda anual limitada a R$ 5.000. Ele também participou de audiências no Congresso Nacional para defender essas medidas.
O novo secretário só será anunciado após o retorno de Fernando Haddad de suas férias.
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.