Marcelo Bielsa não utiliza jogadores do Flamengo e Palmeiras e Uruguai é eliminado da Copa do Mundo

A eliminação do Uruguai na Copa do Mundo de 2026 expõe as escolhas controversas de Marcelo Bielsa, que não utilizou jogadores-chave como Arrascaeta e Martínez.

Arrascaeta com a camisa do Uruguai

Na Copa do Mundo de 2026, Flamengo e Palmeiras enviaram vários jogadores para defender a seleção do Uruguai. No entanto, o treinador Marcelo Bielsa não aproveitou três atletas: Giorgian de Arrascaeta, Emiliano Martínez e Joaquín Piquerez. A equipe sul – americana foi eliminada na última sexta – feira (26) após perder para a Espanha, com muitos jogadores sem entrar em campo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A derrota do Uruguai foi marcada pela ausência de seis outros atletas que também não jogaram: Facundo Pellistri, José Giménez, Rodrigo Zalazar, Ronald Araújo, Santiago Bueno e Santiago Mele. Enquanto alguns estavam fora de forma física, outros foram preteridos por decisões táticas da comissão técnica.

No caso de Arrascaeta, ele só conseguiu estar apto para jogar no final da fase de grupos, mas Bielsa decidiu não utilizá – lo mesmo diante da necessidade.

Desempenho dos jogadores na competição

Ronald Araújo enfrentou problemas semelhantes e também teve sua participação limitada. Curiosamente, o defensor do Barcelona não jogou nem um minuto na Copa do Mundo de 2022 devido a lesões. Naquele ano, o Uruguai foi eliminado na fase de grupos com quatro pontos, enquanto em 2026 somou apenas dois.

Piquerez e Martínez permaneceram no banco durante todos os jogos por opção do treinador. O lateral – esquerdo do Palmeiras perdeu a posição para Juan Sanabria, enquanto o meio – campista era uma das últimas escolhas na posição central, que normalmente conta com Manuel Ugarte, Rodrigo Bentancur e Federico Valverde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar das substituições realizadas contra a Espanha, Bielsa não convocou nenhum deles para entrar em campo.

O time uruguaio contou ainda com Guillermo Varela como titular em todas as partidas e Nicolás de la Cruz, que começou como reserva mas sempre foi utilizado pelo técnico. No entanto, ambos não participaram dos gols marcados pelo Uruguai durante o torneio.

Leia também

Cabo Verde avança às oitavas

Na competição deste ano, os únicos representantes do Uruguai que tiveram mais destaque foram Sergio Rochet e Agustín Canobbio. Rochet fez parte do elenco titular nos últimos jogos e recebeu cartão vermelho nos minutos finais contra a Espanha. O goleiro Rochet entrou na partida após Fernando Muslera falhar mais uma vez.

A eliminação precoce significa que o Uruguai cai pela segunda vez consecutiva na fase de grupos da Copa do Mundo. Isso acontece mesmo com a regra que permitiu a classificação dos oito melhores terceiros colocados nesta edição. Em seu lugar, Cabo Verde avançou à próxima fase após garantir a vice – liderança do Grupo H com três empates e agora enfrenta a Argentina nas oitavas de final.