Ministério da Agricultura recolhe 23 lotes de café de marcas como Terra da Gente e Jalapão por impurezas. Consumidores devem solicitar substituição!
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou, nesta segunda-feira (22), o recolhimento de 23 lotes de quatro marcas de café. A medida foi tomada após a fiscalização identificar a presença de matérias estranhas, tornando os produtos impróprios para o consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As marcas afetadas incluem Terra da Gente, Jalapão, Made in Brazil e Q-Delícia.
De acordo com o Mapa, análises realizadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária revelaram impurezas que ultrapassam os limites permitidos. Isso resultou na desclassificação e no recolhimento dos lotes em questão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministério recomenda que os consumidores que adquiriram os produtos mencionados cessem o consumo e solicitem a substituição, conforme estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor. A CNN Brasil está tentando contato com as marcas, e o espaço permanece aberto para manifestações.
O termo ‘Cafake’ refere-se a produtos que contêm elementos como galhos, folhas e cascas, além de matérias estranhas como pedras, areia e sementes de outras plantas, incluindo ervas daninhas. A inclusão de tais elementos é estritamente proibida.
Além disso, grãos ou sementes de outros gêneros, como milho, trigo ou cevada, não podem ser utilizados. Também são vetados corantes, açúcar, caramelo e borra de café solúvel ou de infusão. Alguns produtos classificados como ‘cafake’ podem não conter café em sua composição, sendo feitos à base de cevada, milho ou ingredientes similares, frequentemente com aromatizantes, o que os torna ultraprocessados e distintos do café tradicional consumido no Brasil.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.