Mano Brown se desculpa publicamente com Camila Pitanga por tê-la chamado de mulata

Rapper e atriz protagonizaram um momento de tensão em entrevista no podcast “Mano a Mano”.

05/09/2025 19:11

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O rapper Mano Brown, 55 anos, divulgou uma declaração oficial nos stories do Instagram, nesta sexta-feira (5), em que se desculpa publicamente à atriz Camila Pitanga, 48.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em agosto, o rapper utilizou o termo “mulata” para se referir a Camila durante o programa “Mano a Mano”, gerando um clima de tensão na entrevista. O ator Antonio Pitanga, com 86 anos, que é pai da artista, também estava presente na conversa.

Agradeço imensamente pela recepção calorosa da nova temporada do “Mano a Mano”. Cada episódio foi pensado com cuidado e propósito, e estamos felizes em ver como essa troca tem tocado e gerado reflexões no nosso público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também desejo apresentar um pedido sincero de desculpas à família Pitanga, em especial a Antônio e Camila Pitanga, nossos convidados, pelos transtornos decorrentes da repercussão do ocorrido.

Reconhecemos que a abordagem do tema e a maneira como o episódio foi divulgado são de nossa total responsabilidade, sobretudo por se tratar de um assunto polêmico e relevante. Reforçamos também que os convidados tiveram uma participação excelente, contribuindo com respeito, sabedoria e generosidade para o debate.

Leia também:

id=”Compreenda-a-controvérsia”>Compreenda a controvérsia.

Ele perguntou se podia chamá-la de “mulata”, durante uma conversa sobre ancestralidade. Ela respondeu “Negra”.

O rapper reiterou a questão e indagou: “Você sabe que a gente é lido como preta, certo?”. Camila respondeu que “não se chamava de preta”.

Em seguida, Mano Brown afirmou que também não se chama de pardo. “Mas mulato eu sou e eu entendo como a gente é lido. Não adianta eu querer ser o azul [retinto], as pessoas me leem como o marrom [negro de pele clara]”, disse.

Ele continuou: “E na vida é assim: o mais escuro é o mais escuro, a gente é mais claro, porque a gente teve mistura e tal. E você é lida dessa forma. Eu já vi debates sobre a sua raça e sobre a minha… Se você é negra ou não. Então, por isso que te pergunto: a visão, a forma como ele [Antonio Pitanga, pai de Camila, que estava no podcast] é visto, é diferente de você”.

A atriz reiterou seu posicionamento mais uma vez. “No entanto, há como me veem e outra como eu me vego. Eu me vejo como uma mulher negra em movimento”.

Concluiu: “A questão é que, tendo este baobá do meu lado, tendo Benedita da Silva como também parte da minha ancestralidade, sendo filha de Vera Manhães, tendo essa ancestralidade forte e muito clara no meu horizonte, na minha raiz, eu sei que a gente, quando sabe de si, a gente se coloca com força para o mundo. Você não precisa do outro para se reconhecer: você é.”

O rapper brasileiro Daniel Jikal alcançou destaque na Coreia do Sul.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.