Manifestação em Brasília reúne 18 mil pessoas em apoio a Jair Bolsonaro
A manifestação liderada por Nikolas Ferreira atraiu aproximadamente 18 mil participantes na Praça do Cruzeiro, em Brasília, no último domingo (25). A estimativa foi realizada pelo Monitor do Debate Político da USP, em colaboração com a ONG More in Common.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A contagem foi baseada em 24 imagens aéreas capturadas em dois momentos, às 10h45 e às 15h15, utilizando software de inteligência artificial. A análise considerou uma margem de erro de 12%, com um número variando entre 15,8 mil e 20,1 mil pessoas no pico do evento.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, em nota, informou que não divulga estimativas ou números aproximados de participantes em eventos públicos. O ato foi realizado em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e em protesto contra as condenações relacionadas aos eventos de 8 de janeiro de 2023 na Praça dos Três Poderes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Incidente durante a manifestação
Durante o evento, uma forte chuva atingiu a concentração de manifestantes, resultando em cerca de 30 pessoas feridas. O Corpo de Bombeiros informou que as vítimas receberam atendimento imediato das equipes de resgate. O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL), o Padre Kelmon, o senador Marcos do Val (Podemos) e outros deputados também estiveram presentes.
A caminhada teve início na última segunda-feira (19), em Paracatu, Minas Gerais, com destino a Brasília. No Distrito Federal, a fase final do ato começou por volta das 10h. Em seu discurso, Nikolas Ferreira abordou o STF (Supremo Tribunal Federal) e pediu que os manifestantes evitassem “invasões”.
LEIA TAMBÉM!
Ele enfatizou a importância do diálogo, afirmando: “Nós não vamos vencer a tirania de Moraes na marra. Nós não vamos ganhar assim, nós não vamos vencer invadindo nenhum lugar. Sabe como vamos vencer? Acordados, ativos, falando, usando a sua voz.”
