Mamdani é eleito prefeito de Nova York em vitória histórica democrata

Curtis Mamdani é eleito prefeito de Nova York em vitória Democrata! Candidato é 1º muçulmano a ocupar o cargo. Vitórias Democratas em Nova York, Nova Jersey e Virgínia!

05/11/2025 9:23

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Vitórias Democráticas Marcam Eleições em Nova York e Estados

As eleições de 3ª feira, 4 de novembro de 2025, registraram importantes vitórias para o Partido Democrata, incluindo a eleição de Curtis Mamdani como prefeito de Nova York. O resultado, amplamente divulgado em jornais como o The New York Times e o New York Post, marca um momento significativo na política da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a manchete “Mamdani é eleito prefeito, coroando ascensão”, o NYT enfatizou que o candidato é o 1º muçulmano eleito prefeito da cidade. O resultado eleitoral é visto como um triunfo para os progressistas, impulsionado por uma plataforma que incluía propostas como a criação de creches e supermercados públicos, além de transportes gratuitos e o congelamento no preço dos aluguéis, buscando aproximação com os sindicatos.

O New York Post, com o título “The Red Apple”, destacou a ascensão de Mamdani, que representa uma mudança de direção para o Partido Democrata. A publicação também ressaltou outros ineditismos do candidato: ele é o 1º prefeito de origem sul-asiática (seus pais são indianos), o mais jovem prefeito de Nova York em 100 anos, o 2º prefeito socialista-democrata da cidade e o 1º prefeito da geração millennial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O jornal utilizou um trocadilho, com a frase “On your Marx, get set Zo!”, uma referência à largada de corridas (“On your marks, get set, go!”), mas com a substituição de “marks” por “Marx” (Karl Marx) e “go” por “Zo”, apelido de Mamdani. “Socialista Mamdani vence corrida pela prefeitura”, completou o New York Post.

O Wall Street Journal apontou Mamdani como o nome que “lidera as vitórias democratas”. Além da prefeitura de Nova York, os democratas venceram nas corridas estaduais em Nova Jersey e Virgínia.

Leia também:

O Washington Post deu destaque para o resultado nas urnas da Virgínia, que elegeu (Partido Democrata) como a 1ª governadora mulher do Estado. Sua vitória com vantagem de 15 pontos sobre a republicana Spanberger, segundo o jornal, deu-se “com uma ênfase pragmática na economia”.

Spanberger, uma ex-agente da CIA e mãe de 3 meninas, construiu “um caminho centrista para atravessar 3 mandatos no Congresso” e “emerge como uma estrela democrata”, de acordo com o Washington Post.

Além de Spanberger, o Partido Democrata venceu a corrida eleitoral para o governo de Nova Jersey, com derrotando o republicano Ciattarelli, apesar do endosso de Trump ao 2º. Na disputa, que, segundo as pesquisas, seria apertada, Sherrill obteve uma vantagem de 13 pontos sobre Ciattarelli (56,2% contra 43,2%), com 95% das urnas apuradas.

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.