Malafaia emprega inteligência artificial para apresentar Lula e Janja como um “casal super-rico”
Vídeo relaciona presidente e primeira-dama à elite financeira e critica discurso do petista sobre desigualdade e tributação dos ricos.

O pastor Silas Malafaia divulgou na quinta-feira (3.jul.2025) um vídeo produzido com inteligência artificial para atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja da Silva.
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A obra menciona a campanha petista em favor da taxação dos mais ricos e declara que Lula e Janja constituem o “casal mais super-rico do Brasil”.
O vídeo segue a mesma linha de sátiras como as produzidas contra o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que se tornou conhecido como “Hugo Nem-se-importa”.
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Nas fotos, Lula e “Esbanja” aparecem em um jantar com banqueiros e comemoram um estilo de vida luxuoso.
Desfruta, meu bem, como é boa a vida de gente rica. Vinhos finos, jantares com amigos abastados… Se já fui pobre, nem me lembro mais, afirma o personagem que representa Lula.
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Uma jovem que passava ali fez críticas ao casal: “Lula e Janja são o casal super-rico do Brasil. Jantares requintados, viagens caras, roupas de grife. Há dinheiro público envolvido. Ele está do lado dos bancos, dos banqueiros, dos ricos. Essa é a verdade.”
A desigualdade social e a pobreza são questões complexas e interligadas, com profundas implicações para indivíduos e sociedades.
A partir da quinta-feira (26/jun), o PT iniciou uma articulação nas redes sociais para tentar aprovar a chamada “Taxação BBB: Bilionários, Bancos e Bets”. O partido de Lula lançou um vídeo, produzido com inteligência artificial, em que apresenta uma cena em um bar onde um personagem questiona por que paga mais impostos que pessoas que consomem produtos de luxo.
Uma das mensagens da campanha compara a divisão da conta no “Boteco do Brasa” com a distribuição da carga tributária no Brasil, defendendo que o “novo IR” corrigiria uma “injustiça histórica”.
Já na quarta-feira (2.jul), Lula apareceu com um cartaz da “Taxação BBB” durante sua visita a Salvador, quando participava da comemoração do dia da independência do Brasil na Bahia. Nas redes sociais, o presidente compartilhou a imagem com a mensagem: “Mais justiça tributária e menos desigualdade. É sobre isso”.
O PT também já havia publicado na sexta-feira passada (27.jun) um vídeo de propaganda na internet que intensifica o discurso de enfrentamento entre pobres e ricos. Os pobres são retratados como figuras abatidas, carregando grandes sacos com a inscrição “imposto” nas costas. Já os ricos aparecem como homens brancos, de terno, segurando pequenos sacos com o mesmo rótulo.
Na mesma data, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), reiterou essa posição, afirmando que a desigualdade deve ser combatida concomitantemente com o ajuste fiscal, e que as medidas para as contas públicas visam adequações no “patrimônio” da população.
Reunião da Oposição
Em resposta à campanha petista, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou um vídeo classificando a iniciativa como “bla, bla, bla” do governo Lula e acusando os adversários de mentir para a população.
A UPB, federação composta pelos partidos União Brasil e Progressistas, divulgou no domingo (29.jun) outro vídeo que compartilha a mesma estética gerada por inteligência artificial da peça produzida pelo PT, mas que exibe sacos contendo “impostos” sendo amontoados em uma balança, ao mesmo tempo em que outros, identificados como “gastos do governo”, são arrastados com dificuldade por “cidadãos” em carroças.
Tramitação no Congresso.
A Câmara dos Deputados rejeitou recentemente um decreto presidencial que elevava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O assunto segue agora no Supremo Tribunal Federal, que determinou uma audiência de conciliação.
O governo busca aprovar uma reforma no Imposto de Renda, que isenta a renda até R$ 5.000 e aumenta o imposto sobre a renda superior a R$ 50.000. Parlamentares se opõem à proposta.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.