Mais de 10 mil detenções em protestos no Irã em 15 dias! HRA revela que 10.675 pessoas, incluindo 169 crianças, foram presas. Entenda a crise!
Nos últimos 15 dias, mais de dez mil pessoas foram detidas durante manifestações contra o regime iraniano, conforme informou o grupo de direitos humanos HRA, com sede nos Estados Unidos, neste domingo (11). O relatório detalha que pelo menos 10.675 indivíduos foram presos, incluindo 169 crianças, segundo Skylar Thompson, vice-diretora da organização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A HRA possui um braço jornalístico chamado HRANA (Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos). Além das prisões, o grupo também reportou mortes durante o mesmo período, com a contagem atualizada neste domingo. A CNN não conseguiu verificar de forma independente os dados apresentados pela HRANA.
Os protestos tiveram início em 28 de dezembro, motivados pelo aumento da inflação no Irã, mas rapidamente se transformaram em um movimento contra o governo teocrático que está no poder desde a Revolução Islâmica de 1979. As autoridades acusam os manifestantes de serem responsáveis pelos problemas enfrentados no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma entrevista à TV, o presidente iraniano Masoud Pezeshkian afirmou que Israel e os EUA estão por trás da desestabilização do Irã, alegando que inimigos do país trouxeram “terroristas” que incendiaram mesquitas e atacaram bancos e propriedades públicas.
Ele pediu às famílias que não deixem seus filhos se unirem a “desordeiros e terroristas”.
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.