O presidente dos EUA, Donald Trump, informou aos líderes europeus em uma reunião virtual nesta quarta-feira (13) que questões territoriais envolvendo a Ucrânia não podem e não serão negociadas por ninguém além do presidente ucraniano, segundo o presidente francês Emmanuel Macron.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Macron afirmou aos jornalistas após o encontro que Trump foi “muito claro” quanto à vontade de Washington em alcançar um cessar-fogo durante o próximo encontro entre o líder americano e o presidente russo no Alasca.
Além disso, Trump afirmou que “a questão territorial relacionada à Ucrânia não pode e não será negociada por ninguém além do presidente ucraniano”, disse ele.
LEIA TAMBÉM!
Os comentários do líder francês foram feitos após Trump indicar na semana passada que um acordo de cessar-fogo poderia incluir “alguma troca de territórios”, uma ideia rejeitada tanto pela Rússia quanto pela Ucrânia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo fontes americanas, Putin propôs cessar a guerra na Ucrânia em troca de importantes perdas territoriais por parte de Kiev, abrangendo todo o leste da região de Donbass.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky prometeu não entregar Donbass à Rússia, afirmando que isso possibilitaria a Putin “iniciar uma terceira guerra” na Ucrânia.
Fonte por: CNN Brasil