Mackenzie Dern se torna a quarta brasileira campeã do UFC ao vencer Virna Jandiroba no UFC 321

Lutadora derrota Virna Jandiroba neste sábado (25) no UFC 321, em Abu Dhabi, e conquista o cinturão peso-palha.

26/10/2025 14:42

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Mackenzie Dern conquista cinturão peso-palha no UFC 321

Mackenzie Dern derrotou Virna Jandiroba neste sábado (25), durante o UFC 321, realizado em Abu Dhabi, e conquistou o cinturão da categoria peso-palha. A vitória foi decidida por decisão unânime dos juízes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com esse resultado, a lutadora de 32 anos se tornou a quarta mulher brasileira a conquistar um título no UFC, juntando-se a um seleto grupo que inclui Amanda Nunes, Chris Cyborg e Jéssica Andrade. A seguir, relembramos as conquistas das brasileiras na organização.

Amanda Nunes

Amanda Nunes fez história no UFC 200, em 9 de julho de 2016, ao se tornar a primeira brasileira a conquistar um cinturão do UFC. Ela derrotou a americana Miesha Tate no primeiro round, garantindo o título da categoria peso-galo feminina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais tarde, Amanda também conquistou o cinturão peso-pena, tornando-se campeã dupla. Essa conquista ocorreu no UFC 232, em 28 de dezembro de 2018, quando ela nocauteou Chris Cyborg. A lutadora manteve os dois cinturões até 2021, quando perdeu a defesa do título peso-galo para Julianna Peña no UFC 269.

Chris Cyborg

Antes de ser derrotada por Nunes, Chris Cyborg já havia sido campeã, conquistando o cinturão peso-pena em 29 de julho de 2017, no UFC 214. Ela nocauteou a americana Tonya Evinger no terceiro round, tornando-se a primeira lutadora brasileira a conquistar esse título.

Leia também:

Jéssica Andrade

No UFC 237, lutando “em casa”, Jéssica Andrade nocauteou a norte-americana Rose Namajunas por slam no segundo round, fazendo história ao vencer o cinturão peso-palha diante da torcida brasileira no Rio de Janeiro.

Cinturão peso-palha no UFC 321

Mackenzie Dern garantiu seu primeiro título na organização ao vencer Virna Jandiroba no UFC 321. O cinturão da divisão estava vago desde que a chinesa Zhang Weili abdicou dele para disputar o cinturão do peso-mosca contra Valentina Shevchenko.

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.