Lula vota no PT e se prepara para o encontro do Brics no Rio

Urna foi conduzida até o hotel onde o político está hospedado; partido escolhe novo líder neste domingo.

06/07/2025 15:57

1 min de leitura

Lula vota no PT e se prepara para o encontro do Brics no Rio
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presente no Rio de Janeiro para a Cúpula dos Brics, exerceu o direito ao voto na eleição dos novos líderes do partido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes da agenda oficial, o petista transportou uma urna até o hotel onde o presidente está hospedado na capital do Rio de Janeiro. Acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, Lula exerceu seu voto.

Na rede social, o partido divulgou uma imagem do evento.

Leia também:

Já cedo, quem já foi votar foi ele: o presidente Lula! Exemplo dado e direito exercido! E você, já foi votar hoje?

O presidente Lula votou logo cedo no PED 2025. Demonstração de exemplo e exercício de um direito. E você, já votou hoje?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje é dia de fortalecer a democracia com atitude e participação. A votação vai até as 17h, ainda dá tempo de fazer a sua parte! #PED2025

@ptbrasil 6 de julho de 2025

O presidente estadual do PT no Rio de Janeiro, João Mauricio, também esteve com Lula para a votação.

Iniciamos o dia ao lado do principal eleitor do Partido dos Trabalhadores: o presidente Lula.

Uma publicação compartilhada por João Maurício (@joaozinhpt)

Compreenda a eleição.

O Partido dos Trabalhadores conduz, até as 17h deste domingo, o processo de escolha das novas lideranças partidárias em âmbito municipal, estadual e nacional.

Filiados registrados até o dia 28 de fevereiro deste ano, com situação regular no sistema do partido, estão habilitados a votar, assegurando-se o voto secreto e a utilização de cédulas ou urnas eletrônicas, quando autorizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Após a votação, iniciam-se as apurações. O prazo para que os diretórios municipais informem os resultados ao sistema nacional é até as 14h da próxima segunda-feira (7).

O segundo turno se torna viável quando a competição envolve mais de dois candidatos em qualquer instância (municipal, estadual ou nacional), e nenhum deles obtém mais de 50% dos votos.

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.