Governo Lula Acumula Vitórias no Congresso, Aponta Cientista Político
O cientista político e professor Francisco Fonseca avalia que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem alcançado importantes vitórias no Congresso Nacional. Em entrevista à Rádio Brasil de Fato, através do programa Conexão BdF, Fonseca critica a atuação do Legislativo, classificando-a como antipopular e em defesa dos interesses das elites.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonseca ressalta que a estratégia de setores conservadores de desgastar o governo tem enfrentado resistência, tanto no Executivo quanto na sociedade civil. Ele cita recentes derrotas do Congresso Nacional capitaneadas pelo governo Lula como exemplos.
O professor destaca a reviravolta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o veto presidencial ao aumento do número de parlamentares e a derrubada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem como batalhas vencidas pelo Executivo. Ele também aponta para a atuação de partidos como União Brasil, PP, PL e Republicanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonseca argumenta que o Congresso atual é “conservador, financiado pelas elites e pela desigualdade”. Ele observa que as bancadas do Legislativo são dominadas por partidos com diferentes ideologias. O cientista político critica a atuação desses partidos em relação a uma medida provisória que visa taxar bancos e casas de apostas, considerando-a essencial para a justiça tributária e social.
O governo Lula possui instrumentos institucionais para reagir, conforme explica Fonseca. O Executivo pode contingenciar emendas não impositivas e até atrasar o pagamento das impositivas, o que representa um “braço de força” nesse jogo institucional. O avanço na popularidade do presidente reflete essa correlação de forças, segundo ele.
LEIA TAMBÉM!
Fonseca conclui que Lula tem demonstrado à população que “o Congresso, na sua maioria, atua contra os mais pobres e contra a soberania nacional”.
