Lula se reúne com ministros para preparar regulamentação da Lei da Reciprocidade
O presidente reuniu-se de última hora no domingo (13); decreto em resposta ao aumento de tarifas de Trump deve ser publicado até terça (15).

A reunião de última hora, convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorreu no Palácio da Alvorada, no domingo (13). Foram debatidos os últimos ajustes na regulamentação da reciprocidade das tarifas impostas pelos Estados Unidos. A expectativa é que o decreto seja publicado até terça-feira (15).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O vice-presidente Geraldo Alckmin antecipou o encontro e o prazo para publicação da resposta às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda pela manhã. Durante agenda em São Paulo, ele afirmou que precisava retornar a Brasília devido ao convite de Lula.
A CNN confirmou a presença de pelo menos três ministros: Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais). A secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, e a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, também participaram. Não houve declarações.
Leia também:

A previsão para Juiz de Fora nesta semana é de tempo estável e céu limpo

Colisão frontal em Volta Redonda (RJ) causa óbito e oito pessoas feridas

O volume de exportações da China aumentou 5,9% no primeiro semestre de 2025 em comparação com o período correspondente de 2024
A regulamentação da Lei da Reciprocidade é uma resposta do governo brasileiro ao anúncio do presidente norte-americano Donald Trump sobre a taxa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
A avaliação no Planalto pode incluir alguns adendos além da aplicação direta de novas alíquotas, sendo os detalhes mantidos em sigilo para evitar reações antecipadas de empresas ou países afetados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo alega que os Estados Unidos apresentam um superávit comercial com o Brasil, tanto na balança de bens quanto de serviços, e não identifica justificativa econômica para a denominada “tarificação”.
A elevação de tarifas foi anunciada por Donald Trump na quarta-feira passada (9). Após a decisão isolada dos Estados Unidos, Lula declarou que responderá ao aumento de tarifas com base na Lei da Reciprocidade.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.