Lula: Se oportuno, não hesitarei em contatar Trump

O presidente afirmou que o líder americano deveria ter comunicado ao Brasil sobre as taxas de 50% impostas.

10/07/2025 21:35

1 min de leitura

Lula: Se oportuno, não hesitarei em contatar Trump
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na quinta-feira (10), que não enfrentará dificuldades em contatar o líder dos Estados Unidos, Donald Trump, quando necessário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando for necessário conversar com Trump, não terei objeção em ligar para ele, como já fiz com Bill Clinton, George Bush, Barack Obama e Joe Biden. É preciso haver uma justificativa para tal ligação, pois dois presidentes não ligam para contar piadas.

Ele poderia ter telefonado para o Brasil para informar a medida que iria adotar. Não enviou nenhuma carta, nós não recebemos nada. Publicou no site dele, com total falta de respeito, que é o comportamento que ele tem com todos. E eu não sou obrigado a aceitar esse comportamento desrespeitoso em relações de chefes de Estado, em relações humanas.

Leia também:

Donald Trump anunciou na quarta-feira (9) que irá aplicar uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil. A nova alíquota entrará em vigor a partir do dia 1º de agosto.

O norte-americano declara que a cobrança é necessária considerando a posição do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump reiterou que a relação comercial entre os países é “muito injusta”, caracterizada por desequilíbrios decorrentes de “políticas tarifárias e não-tarifárias e pelas barreiras comerciais do Brasil” e que os EUA deveriam romper com essa relação comercial de longa data.

Posteriormente, Lula divulgou resposta a Trump nas redes sociais e afirmou que as tarifas seriam respondidas “em consonância com a Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”.

Publicado por Douglas Porto

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.