Encontro entre Lula e presidente do Panamá
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira (28) com José Raúl Mulino, presidente do Panamá, durante sua visita ao país latino-americano. Esta é a primeira agenda internacional de Lula em 2026, onde participou do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seu discurso no evento, Lula enfatizou a defesa da neutralidade do Canal do Panamá, destacando que essa postura tem sido mantida de forma segura e não-discriminatória ao longo de quase três décadas. O presidente brasileiro também sublinhou a importância estratégica e simbólica do Panamá, chamando-o de “verdadeiro ponto de união entre o Atlântico e o Pacífico”.
Além disso, Lula alertou sobre a necessidade de reencontrar o caminho do diálogo e do pragmatismo para enfrentar os desafios comuns. “Permitimos que conflitos e discussões ideológicas impedissem a convivência de visões diferentes”, afirmou. Ele acrescentou que a região voltou a ser marcada por limites, com uma orientação mais voltada para fora do que para dentro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante sua estadia no Panamá, Lula também teve encontros com outros líderes, incluindo Rodrigo Paz, da Bolívia.
